Posicionamento de Comentários ocultos

Windows 10 32bit
LibreOffice 7.5.7.1

Estou enfrentando duas dificuldades com comentários em células. Uma solução para qualquer uma das duas resolve o meu problema

São apenas duas colunas. A primeira com textos fixos, onde preciso colocar os comentários.
A segunda coluna são células em branco, dentro das quais adicionei alguns controles (List Box, Combo Box, Text Box, Data selection, etc…).

Agora o problema: quando os comentários estão ocultos e passo o mouse por cima de uma célula que contém um comentário, na maioria das vezes o comentário fica por trás dos controles e não pode ser lido. Já tentei colocar os controles (para trás), mas o problema torna a ocorrer.

Como alternativa, tentei reposicionar os comentários, colocando-os à direita da coluna com os controles. Enquanto eles estão visíveis, eles permanecem no local determinado. Se eu ocultá-los e torná-los visíveis novamente, as posições ainda são respeitadas. No entanto, ao ocultá-los e passar o mouse por cima de uma célula que contém um comentário, ao invés de ser apresentado na posição determinada, o comentário aparece ao lado da célula que o contém, novamente sob o controle e, portanto, impossível de ser lido.

Alguém já havia observado esse comportamento?

Obrigado

Serginho

Poste o arquivo, assim podemos abrir em outras versões, e saber se é bug.

Tive o mesmo problema que você, tinha uma coluna de dados e uma coluna com botões de imagem, tive que inserir uma coluna entre as duas para dar espaço para comentários
Commenti

Boa ideia. Mas no meu caso as caixas são bastante largas, o que exigiria uma coluna muito larga, empurrando os conteúdos à direita para fora da tela. Obrigado de qualquer forma, pois essa saída pode ser interessante em situações específicas.

Acabei de criar um arquivo novo, na versão mais atual (7.5.7.1). Mesmo problema. Observe que, algumas vezes, a caixa com a observação aparece corretamente (por cima), mas geralmente, não (fica por baixo do controle). Observe também, que a posição dela, quando visível, não é a mesma que quando está escondida e passamos o mouse sobre a célula para mostrá-la.

Untitled 1.ods (11.3 KB)

Olá, experimente o arquivo anexado, usei uma macro, então você deve ter as macros habilitadas
Usei dados válidos, não comentários
NEW FILE:
Untitled 1.ods (13.0 KB)

Obrigado pela sugestão, gaetanopr.

No entanto, além da questão de segurança associada ao uso de macros, é evidente que se trata de um bug e assim deve ser tratado. Mais do que isso: a ideia de um comentário em uma célula, é a possibilidade de lê-lo sem ter que mudar o cursor.

Ainda assim, espero sua sugestão seja útil para alguém.

Serginho

Postei um arquivo. Até o momento, temos confirmação pelo usuário gaetanopr que já teve o mesmo problema, como pode ser visto em post dele nessa discussão (além da gentileza de postar uma maneira de contorná-lo).

Podemos presumir que, portanto, é um bug. Como fazer para reportá-lo?

Obrigado,
Serginho