Qual a melhor forma de converter odt para doc/docx?

Infelizmente às vezes temos que nos comunicar com quem usa Microsoft Word. No meu caso, estou escrevendo minha dissertação de mestrado no Libre. Até agora, minha orientadora estava fazendo correções pelo Google Docs, mas a versão final do trabalho terei de enviar em Word. São quase 200 páginas que, como sabem, tem de estar nas normas da ABNT e da universidade.
O que eu já testei (salvar direto em doc pelo Libre, mandar para o Google docs e baixar como docx de lá, sites que convertem), todos implicam alguma perda de formatação, mas não cheguei a quantificar quanto em cada um.

TL, DR: pra quem já se experimentou com várias alternativas, qual a melhor ferramenta para converter odt para doc ou docx, perdendo o mínimo da formatação? É melhor doc ou docx?

E uma pergunta extra: destas, nenhuma chance de conseguir manter comentários e sugestões de alteração feitas no M$ Word não, né?

Se for relevante, uso Linux Mint e a versão do app é 6.4.7.2

Passei por um processo muito parecido agora. Escrevia a dissertação no libre, mas tinha que mandar pra orientador/banca em formato do word.

Eu salvava “salvar como” em docx e mandava. Nunca notei muita diferença na formatação. E meu trabalho tinha texto, imagem, mapa, grafico, tabela… Deu certo, até onde sei. Ao final, pra depositar a versão final, transformei em pdf e mandei. Foi tranquilo. Quanto a anotações e comentárias, elas se mantiveram ao salvar de docx pra odt de volta.

Mas eu uso a última versão do libre sempre. Isso é importante, porque tem sempre novas correções de compatibilidade com word. Agora estou usando 7.4.2.3, que é a última. Ah, e uso ubuntu 20.04, que é a última versão também.

1 Like

.
Faça o trabalho apenas usando formato .odt.
Quando necessitar enviar o arquivo para revisão, salve uma cópia em .docx e envie a cópia.
.
Os formatos de arquivos nos quais você tem risco menor de perdas de formatação são Open Document Format (ODF).
.

Quando receber a copia de volta, com as devidas anotações, tente usar o próprio assistente de conversão do LibreOffice, e veja se as anotações são mantidas.
.
Para isso, vá em Arquivo > Assistentes > Conversor de documentos.
.
Ou veja este vídeo para entender no Canal do Jesse.

1 Like