Reclamações do Acrobat para assinar PDFs gerados a partir do writer

Bom dia,

Quando gero um documento PDF a partir do writer (usando o botão na barra de ferramentas) e encaminho para coletar assinatura eletrônica, tenho ouvido reclamações de que o acrobat mostra e seguinte mensagem em vermelho “ESTE DOCUMENTO CONTÉM CONSTRUTOS QUE PODEM AFETAR A APARÊNCIA DELE. REVISE-O ANTES DE ASSINAR”.

É possível assinar desconsiderando este aviso, mas no ambiente em que trabalho há alguma resistência em utilizar o Libreoffice e tudo passa a ser culpa dele…

Não achei, nas opções de exportação de pdf, algo que pudesse ajudar nesse caso.

Se alguém tiver alguma ideia do que habilitar/desabilitar para que o Acrobat não assuste meus colegas, eu ficaria grato.

Obrigado

1 Like

@gunfurtado Olá!

Vai em ferramentas > opções > segue imagem abaixo!

Vê se essa caixa está marcada, acredito que esse problema você vai mais resolver com o Adobe do que aqui no Libreoffice.

Valeu pela resposta.

Realmente, o ‘problema’ parece ser do Arcrobat e é fácil contornar, mas eu estou em um ambiente de transição do MSOffice para uma combinação entre gdocs e libreoffice, com preferência da gerência pelo google.

Estou tentando fazer com que as minhas colegas não fiquem tão de pé atrás com o Libreoffice e esse aviso da Adobe em grená não me ajuda.

Encontrei mais alguns elementos para entender o que pode estar acontecendo:

O Adobe reclama de dois pontos:
O documento contém ações ocultas que talvez não sejam desejadas ou conhecidas do usuário. Estas incluem as ações JavaScript (documento, abrir, salvar, etc.), reprodução multimídia, execução de um item de menu, etc.

e

Esse documento contém ações incorporadas (p. ex., OpenAction ou ações adicionais). Essas ações são compatíveis com essa versão do Acrobat, mas poderão ser desativadas em versões futuras. Para fins de compatibilidade em longo prazo, considere solicitar uma versão sem ações incorporadas do autor do documento.

Pergunto se há como desabilitar essas características na geração de PDFs a partir do LibreOffice (principalmente) writer.

Valeu.

No adobe, lado esquerdo superior MENU > PREFERENCIAS…
De uma olhada nessas áreas de configuração! (em amarelo na imagem aberto)

Não tenho nenhum material para testes aqui, na minha maquina não apresenta o problema…
Se puder compartilhar o arquivo que da esse “problema” , facilita.
At. te

Alterei algumas configurações por aqui, mas continua aparecendo o aviso, que foi mostrado em todos arquivos que testei.

os passos são:

1. Abrir arquivo no libreofice;
  2. Gerar PDF por meio do botão na barra de ferramentas ou da opção no menu Arquivar.
  3. Abrir no acrobat;
  4. Tentar assinar…

seguem arquivos onde o aviso aparece:

Manuéis.odt (31.3 KB)
Manuéis.pdf (78.1 KB)

Não consegui reproduzir, os arquivos aqui não apresentaram a mensagem, e nem aparenta ter no documento…veja imagem:

Lamento mais a princípio Não sei a solução…
Tente atualizar o adobe pode ser que esteja em uma versão antiga
manda um print da tela da mensagem, isso ajudará o pessoal aqui identificar melhor…

1 Like

Seguem as mensagens.

image