Salvar/Imprimir em PDF

Pessoal, boa noite!

Pretendo fazer um recurso de uma prova de concurso que fiz recentemente, contudo necessito de arrumar uma fundamentação e orientações de vocês.

A questão é:

38 - Em relação às funcionalidades do editor de textos LibreOffice, assinale a alternativa incorreta:

a)A opção “Arquivo” → “Salvar como” permite salvar um arquivo usando o formato texto (.txt)
b)A opção “Arquivo” → “Salvar como” permite salvar um arquivo usando o formato PDF (.pdf)
c)A opção “Arquivo” → “Imprimir” permite a gravação do texto do arquivo aberto em formato PDF
d)A opção “Arquivo” → “Imprimir” permite a impressão do texto do arquivo aberto em uma impressora


A alternativa correta segundo o gabarito seria a letra B, contudo cabe as seguintes considerações:

  • o edital não definiu qual a versão do LibreOffice iria cair na prova (acredito que possa existir alguma versão que consiga considerar nenhuma, duas ou até mais alternativas incorretas)
  • LibreOffice não é editor de textos, Writer é editor de textos.
  • ao abrir Arquivo → Imprimir, nem sempre aparece a opção PDF

Alguém pode me ajudar a fundamentar um recurso, tem alguma dica ou argumentação no quesito informática? Onde consigo versão 1 ou 2 do LibreOffice pra baixar? Tenho que impetrar o recurso até terça-feira, dia 03 de maio.
Obrigado pessoal!

No meu ponto de vista: certamente é a versão 4 que poderíamos “aceitar” uma vez que a última versão é a cinco. A pergunta fala do Editor de Texto do libreoffice que é o Writer, os outros são editores de planilhas, de fórmulas, de desenho… por isso está correta a pergunta, sim. Para mim tem duas alternativas corretas que são A e D. A opção B não poderia ser já que essa função de pdf esta na função “exportar”. Aqui as versões anteriores do libre: Vincular texto

O termo exportar difere do termo Salvar como por que ao exportar, criamos um arquivo adicional sem sair do arquivo atual. Assim ao exportar para PDF, permanecemos com nosso arquivo aberto e geramos o PDF.

Ao Salvar como um arquivo, ficamos com o novo arquivo aberto no LibreOffice. O arquivo anterior não é mais editado nem preso pelo LibreOffice. Não é possível Salvar como um arquivo em PDF.

Sim, é possível imprimir para um arquivo PDF, marcando a opção Imprimir para um arquivo nas opções da impressão. Não é necessário uma impressora PDF externa, o LibreOffice faz tudo sozinho.