Seleção em bloco - dúvidas e problema

Por curiosidade, estive a tentar realizar seleção de elementos do LibreOffice Writer apenas com o teclado, para selecionar e editar fórmulas sem precisar do mouse, tentativa essa que ainda não descobri como funciona; ao menos, descobri que para editar uma fórmula pelo menu, basta ir em “Editar → Objeto → Editar”, mas ainda não sei qual opção faz o equivalente ao clicar do mouse sobre um elemento, pois para usar o atalho de teclado para Editar uma fórmula matemática, é necessário antes que o elemento esteja selecionado (ou clicado)…

Em meio a tentativas, encontrei uma certa sequência de ações que acabam por fechar inesperadamente o LO:

  1. no LO Writer, crie um documento vazio;
  2. insira uma fórmula matemática (vazia ou preenchida);
  3. de volta ao Writer, vá em “Editar-> Modo de seleção → Bloco (Shift+Alt+F8)”;
  4. selecione o objeto (a fórmula);
  5. pressione Enter!

Basicamente, o LO dá um erro na etapa 5, terminando o processo rapidamente. Felizmente, dá pra recuperar o documento (muito bom!). Segue algumas observações:

  1. em poucas repetições que fiz, essa falha só aconteceu quando a fórmula estava no início da linha;
  2. tentei com fórmula vazia e com fórmula preenchida, e o erro aconteceu com ambas;
  3. não sei se o erro acontece também com outros tipos de objeto;
  4. em algumas sequências mais específicas, o erro acontece também com texto comum, mas neste caso, não chega a cair, apenas aparece um texto escrito “!!br0ken!!”.

Bem, a versão do LO em meu laptop talvez não seja a mais atual, e talvez isso não aconteça nas novas versões, mas creio que seja bom relatar mesmo assim (se bem que não sei se é aqui que fala dessas coisas)…

Aliás, voltando à questão do início do tópico, como se faz para “clicar” num elemento, sem o mouse, apenas com o teclado e as opções do menu? Isso seria muito útil para questões como agilidade, principalmente quando não se tem um mouse por perto (quando se tem touchpad’s)… ainda, como funciona o modo de seleção por bloco? Achei interessante…

Desde já, agradeço por vosso tempo e cortesia; abaixo, estão informações básicas que podem ser de interesse:

Versão: 6.4.7.2
ID da versão: 1:6.4.7-0ubuntu0.20.04.1
Processos do CPU: 4; SO: Linux 5.8;
Gestão da interface: padrão; VCL: gtk3;
Configuração regional: pt-BR (pt_BR.UTF-8);
Idioma da interface: pt-PT
Calc: threaded

Tentei o que voce falou, seguindo todos os passos, de 1 ao 5, e no Windows 10 não deu nenhum erro. Sei que voce propos reproduzir este erro em ambiente Linux mas como no meu caso tenho Windows dei uma olhada para ver se poderia acontecer no Windows 10. Segui seus passos e não deu erro. Abraço!