Por curiosidade, estive a tentar realizar seleção de elementos do LibreOffice Writer apenas com o teclado, para selecionar e editar fórmulas sem precisar do mouse, tentativa essa que ainda não descobri como funciona; ao menos, descobri que para editar uma fórmula pelo menu, basta ir em “Editar → Objeto → Editar”, mas ainda não sei qual opção faz o equivalente ao clicar do mouse sobre um elemento, pois para usar o atalho de teclado para Editar uma fórmula matemática, é necessário antes que o elemento esteja selecionado (ou clicado)…
Em meio a tentativas, encontrei uma certa sequência de ações que acabam por fechar inesperadamente o LO:
- no LO Writer, crie um documento vazio;
- insira uma fórmula matemática (vazia ou preenchida);
- de volta ao Writer, vá em “Editar-> Modo de seleção → Bloco (Shift+Alt+F8)”;
- selecione o objeto (a fórmula);
- pressione Enter!
Basicamente, o LO dá um erro na etapa 5, terminando o processo rapidamente. Felizmente, dá pra recuperar o documento (muito bom!). Segue algumas observações:
- em poucas repetições que fiz, essa falha só aconteceu quando a fórmula estava no início da linha;
- tentei com fórmula vazia e com fórmula preenchida, e o erro aconteceu com ambas;
- não sei se o erro acontece também com outros tipos de objeto;
- em algumas sequências mais específicas, o erro acontece também com texto comum, mas neste caso, não chega a cair, apenas aparece um texto escrito “!!br0ken!!”.
Bem, a versão do LO em meu laptop talvez não seja a mais atual, e talvez isso não aconteça nas novas versões, mas creio que seja bom relatar mesmo assim (se bem que não sei se é aqui que fala dessas coisas)…
Aliás, voltando à questão do início do tópico, como se faz para “clicar” num elemento, sem o mouse, apenas com o teclado e as opções do menu? Isso seria muito útil para questões como agilidade, principalmente quando não se tem um mouse por perto (quando se tem touchpad’s)… ainda, como funciona o modo de seleção por bloco? Achei interessante…
Desde já, agradeço por vosso tempo e cortesia; abaixo, estão informações básicas que podem ser de interesse:
Versão: 6.4.7.2
ID da versão: 1:6.4.7-0ubuntu0.20.04.1
Processos do CPU: 4; SO: Linux 5.8;
Gestão da interface: padrão; VCL: gtk3;
Configuração regional: pt-BR (pt_BR.UTF-8);
Idioma da interface: pt-PT
Calc: threaded