Tenho uma planilha em xlsx que só abro e edito no Libre Office mas muda para caracteres especiais sozinha

Algumas vezes quando volto para abrir simplesmente aparece uma caixa de importação de texto com vários caracteres especiais, Não importa o que escolher, a planilha será perdida, porque haverá alguma substituição total da planilha por vários caracteres especiais.

Por que isso acontece?
Como posso reverter isso e ter minha planilha de volta?

Se só usa com o LibreOffice, porque continuar com xlsx?

Salve em ods.

1 Like

Existem problemas de compatibilidade entre as ferramentas. Os fornecedores do LibO deixam o software o mais interoperável possível. Infelizmente, os da MSOffice não.
.
Tente isso:
Na janela de Importação de texto, mude o Conjunto de caracteres para Europa Ocidental (ISO-8859-1). Veja se resolve.


.

Vamos tentar uma possível solução para tentar recuperar os dados pelos menos.
Faça o seguinte:

  1. Crie um cópia do arquivo na sua pasta Documentos
  2. Ao final do arquivo, troque a extensão para .zip
  3. Clique com o botão direito do mouse, selecione Extrair (necessário descompactador: WinRAR, 7Zip, etc.)
  4. Abra, usando o notepad++, o arquivo content.xml que irá aparecer.

Com esses passos talvez você consigo ao menos recuperar alguns dados.
.
De qualquer maneira, minha sugestão é que use por padrão o formato .ods (open source) e crie cópias em Salvar Como, no formato que você precisa exportar (.xlsx).
.
Dessa forma, você mantém um tipo de backup e evita possíveis transtornos como o que relatou.

1 Like

Minha planilha estava normal, mas quando tento acessar agora aparece isso.


e após qualquer tipo de escolha, simplesmente transforma tudo em caracteres especiais, como mandarim ou arabe e desconfigura 100% minha planilha.

Seria possível postar o arquivo ?

Você tem o MS, abra o arquivo nele e salve uma cópia em xls.
E depois abra este no LibreOffice.

1 Like


Acabei de comprar o pacote Office para até 5 computadores. Pelo que entendi, perdi a minha planilha sem mais nem menos, pela segunda vez.
Uso o Libre Office a uns 6 anos, uso essa planilha desde 2019.
No ultimo mes de Fev, aconteceu a mesma coisa e nçao consegui resolver.
Minha planilha tem umas 15 colunas e umas 3 mil linhas.
Todo dia escrevo em média umas 30 linhas.
Quando a caixa de importação de texto aparece, nada pode ser feito, as colunas somem, tudo some e se transforma num emaranhado de caracteres totalmente aleatórios.
No dia anterior, não fiz nada além de adicionar as linhas novas e salvar.
Quando volto para abrir, dá nisso. Já tentei abrir no bloco de notas, aparece tudo em japones. Já tentei abrir no notepad++ e aparece tudo em japones.
No Libre Office depois da caixa de importação de texto, fica tudo em qualquer idioma aleatorio em caracteres especiais.
Agora tentei no MS e Google, não é possível abrir, diz que está corrompida.
Por que isso acontece?
Estou sendo vítima de sequestro de dados?
É um erro, um bug, uma falha?
Em Fevereiro quando isso aconteceu, fiquei louco imaginando que talvez eu teria clicado sem querer em alguma opção de formatação para importação de texto, mas hoje vejo, não é culpa minha.


Ao tentar extrair diz que está corrompido.
Ressalto que esse arquivo deixo salvo em uma unidade offline criptografada. Ou seja, só plugo ele quando preciso editar mais linhas, salvo e desplugo.
Uma rotina a muito tempo, sempre deu certo todo esse tempo.

No seu print o arquivo ainda está com a extensão .xlsx ao final.
.
Se estiver usando Windows 10, no Explorador de Arquivos selecione a aba Exibir e marque a CheckBox onde está escrito algo como Mostrar extensão.
.
Não estou em máquina com Windows agora, então não tenho como mandar print da escrita exata.

Cheguei a conclusão.
O software que uso para criptografar o arquivo da planilhas fez o embaralhamento da planilha como forma de proteção.

Como estava finalizando o dia, desliguei o computador com o dispostivo conectado. O software entende que mesmo desligando o computador, se deixar a unidade criptografada aberta, é uma falha grave de segurança, mesmo que por alguns segundos.
Logo o software meio que bagunça tudo, para proteger os arquivos.

Não foi culpa do libre office, agora sempre desmonto e desplugo a unidade, bem como também estou mantendo todo dia, backup em OSD e XLMX.

Muito obrigado amigos, sigo usando meu libre office :smiley:

3 Likes