Desde que instalei a Versão 6.4 (problema que persiste na versão 7), os textos que insiro no campo “Ajuda para entrada de dados”, em “Dados / Validação” no CALC frequentemente são desconfigurados, sendo inserida uma cadeia de espaços entre algumas palavras.
Mesmo que eu edite e corrija o erro, algumas vezes ele volta a acontecer.
Uso esse recurso para inserir instruções nas planilhas, para que ao clicar em determinada célula o usuário visualize o texto com os comentários sobre o preenchimento. E também para criar uma célula apenas para fornecer instruções gerais do preenchimento da planilha, como se fosse um botão de AJUDA.
Porém, com esse problema não é mais possível usar esse recurso.
Alguém tem alguma dica?
Teste Validação desconfigurando.ods
ATUALIZAÇÃO:
Esse merece o status de ERRO CRÍTICO. Depois de várias atualizações (regravações) da planilha, uma célula com Ajuda para Entrada de Dados em cujo texto contenha mais de um espaço contíguo (que vão duplicando a cada nova gravação), poderá gerar um texto de ajuda tão grande que implicará na corrupção do arquivo, tornando-o INACESSÍVEL.
ATUALIZAÇÃO 2: em 26/11/2200
O erro continua acontecendo, e acabo de PERDER mais um arquivo por força dele. @schiavinatto, você que é mais atuante aqui e detém um KARMA acima de sete mil, sabe informar algum canal onde eu possa levar o erro à apreciação de algum dos construtores do projeto LibreOffice? Eu já postei no BUGZILA (https://bugs.documentfoundation.org) há tempos, mas não obtive resposta. Sabes outro caminho?
ATUALIZAÇÃO 3: em 20/01/2021
Já estou a ponto de abandonar o LibreOffice. O erro continua me causando problemas e perda de arquivos. Depois de fazer importantes alterações no modelo original, o arquivo fica inacessível. Instalei a versão 7.0.42 para ver se corrigia, mas agora ficou ainda pior. Quando ocorre o erro, a máquina trava e nem CTRL+ALT+DEL funciona. É necessário retirar a bateria para reinicializar, entrar de novo no Windows, desligar normalmente e ligar de novo. Sem isso, a máquina continua emperrada. Muito estranho esse problema.
BUGZILLA 136857