Eu não sei se sabem a diferença entre o VBA do Excel para as macros mas basicamente a principal diferença entre VBA e macros é que VBA é uma linguagem de programação completa que permite aos usuários criar programas personalizados do zero, enquanto as macros são baseadas em gravações de ações e podem ser modificadas em um grau limitado. As macros são normalmente usadas para tarefas simples e repetitivas, enquanto o VBA é usado para tarefas mais complexas e personalizadas.
A minha pergunta é se o LibreOffice também consegue fazer o mesmo que o VBA do excel.
Eu estou a começar o estudo das macros e tenho encontrado muito pouco conteúdo, portanto, livros, que ensinem a usar as macros no Libreoffice. As macros tanto do LO como do Excel são uma linguagem baseada no BASIC, do que pesquisei o Visual Basic é a linguagem que corresponde tanto ás macros do LO como do Excel com algumas diferenças no LO. Então provavelmente vou ter de começar meus estudos a partir do Visual Basic voltada para o Excel que é onde existem mais livros e informações.
Quando comparamos um com o outro, os utilizadores mais ferranhos do LO não gostam, mas nós temos de fazer SEMPRE comparações porque na hora que ignorarmos o que os outros fazem nós vamos estagnar! Espero que a minha pergunta seja pertinente.