VBA no Libreoffice Calc

Eu não sei se sabem a diferença entre o VBA do Excel para as macros mas basicamente a principal diferença entre VBA e macros é que VBA é uma linguagem de programação completa que permite aos usuários criar programas personalizados do zero, enquanto as macros são baseadas em gravações de ações e podem ser modificadas em um grau limitado. As macros são normalmente usadas para tarefas simples e repetitivas, enquanto o VBA é usado para tarefas mais complexas e personalizadas.

A minha pergunta é se o LibreOffice também consegue fazer o mesmo que o VBA do excel.

Eu estou a começar o estudo das macros e tenho encontrado muito pouco conteúdo, portanto, livros, que ensinem a usar as macros no Libreoffice. As macros tanto do LO como do Excel são uma linguagem baseada no BASIC, do que pesquisei o Visual Basic é a linguagem que corresponde tanto ás macros do LO como do Excel com algumas diferenças no LO. Então provavelmente vou ter de começar meus estudos a partir do Visual Basic voltada para o Excel que é onde existem mais livros e informações.

Quando comparamos um com o outro, os utilizadores mais ferranhos do LO não gostam, mas nós temos de fazer SEMPRE comparações porque na hora que ignorarmos o que os outros fazem nós vamos estagnar! Espero que a minha pergunta seja pertinente.

Olá @davidleal, sobre material para estudo/pesquisa temos esta publicação no ask, com links para o material.

Sobre a compatibilidade entre o VBA e o LibreOffice, a TDF, e colaboradores em todo mundo estão sempre melhorando, porém a MS, não tem interesse de 100% de compatibilidade, ficam remando contra, então fica difícil garantir a compatibilidade plena. O @ohallot, tem informações mais precisas sobre isso, acredito que ele vá completar esta informação.

Agradeço a partilha de documentação. Sobre o VBA o meu objetivo a falar sobre ele não se trata de compatibilidade. Sinceramente eu acredito que é mais fácil transferir o LO que até nem é necessário a instalação para o ter a rodar, do que perder tempo com compatibilidade, O objetivo é saber se existe alguma tecnologia dentro do LO que faça o mesmo que o VBA. Ou será que as macros do LO já o fazem e não são tão limitadas. Por isso tive o cuidado de explicar a diferença do VBA para se perceber se o LO consegue fazer também o mesmo. Disconsidere compatibilidade eu já me manifestei várias vezes sobre o assunto, sou completamente contra. O que penso é que o LO tem de investir em ferramentas e funcionalidades. É claro que não pode desconsiderar o Excel, por exemplo, existem funções no Excel que funcionam que será necessário 2, 3 ou mais funções no LO para fazer o mesmo. E esses recursos têm de ser melhorados mas falar em compatibilidade é correr atrás e isso nos deixa sempre “atrás”, dependentes do que a MS vai fazer.

1 Like

Sim @davidleal, concordo plenamente sobre correr atrás do concorrente, acredito que temos condições de desenvolver algo ÓTIMO sem ter dependência da MS. Ficaria a cargo do usuário, qual suite office usar, que teriam resultados semelhantes.

Acredito que até já tenha algo muito útil para ser usado em Basic ( a Biblioteca Tools das Macros ), mas falta literatura/exemplos de como usar, principalmente para o leigo em programação, como eu por exemplo, o que aprendi foi por tentativas/erros.

1 Like

@davidleal , no LibreOffice dá pra fazer praticamente tudo o que se faz com o VBA.

Minha evolução no LO Basic foi bem dolorida em função da falta de material tão claro quanto os materiais de VBA, mas comecei por este grupo e fui traçando paralelos entre VBA e LO (pegava projetos de VBA e desenvolvia no LO Basic), depois vi que o LO está mais próximo do Java, portanto quando preciso fazer algo mais avançado, procuro algum exemplo em Java e vou desenrolando por intuição mesmo.

Já pensei em subir algumas aulas pro Youtube, mas minha didática não é muito boa :smiling_face:.

2 Likes

Muito obrigado pelo seu comentário! Para você ter uma ideia à pouco tempo foi editado o primeiro livro em papel sobre o LibreOffice Calc em Portugal. Como era de se esperar trata-se de um livro para iniciantes. Se vc procurar por livros em Excel nem dá para competir pois são imensos de todos os temas e todos os níveis então concordo consigo que aprender no MS e levar esse conhecimento para o LO é algo necessário enquanto não existe material para o LO. Sobre sua didática percebo perfeitamente! Mas vc pode escrever um livro sobre as macros, em PDF, e compartilhar com a comunidade. Isso seria muito legal afinal estaria a criar documentação que ainda falta e muito!

2 Likes

Se voce deseja iniciar a trabalhar com macros, sugiro que use Python em vez de VBA. Apesar de ter pouquissimo conteúdo de macros em python aqui no forum, o python é uma linguagem com mais recursos, só não tem recursos interface gráfica.

Veja esses videos tutoriais em espanhol:

2 Likes

Página wiki oficial da TDF de Documentação relacionada a desenvolvimento da ferramenta, e desenvolvimento com uso de linguagem.
.
Há, inclusive, a página wiki (ainda em criação) para uso de python, com bastantes exemplos.
.
Existe também o link para o material mais completo atualmente sobre linguagem BASIC, de Andrew Pitonyak.

1 Like