Writer (7.1.3) travando e fechando sozinho no Windows 10. E como instalar somente o Writer e o Draw de versões diferentes?

Saudações aos amantes do Gentoo, do Tux e de toda a turminha Linux! rs

Indo direto ao assunto, alguém está tendo problemas com o Writer no Windows 10 antes e após as últimas atualizações desse último?

No LibreOffice 7.1.3, o Writer está travando, incomumente após a inserção e ancoragem de apenas uma imagem de alta resolução em textos acadêmicos com mais de 500 páginas.

Em razão disso, migrei para a versão 3.6.4, bem mais antiga e cujo Writer é fluído e estável no meu PC, suponho que porque ela tem a opção de expandir o uso de memória do hardware por cada figura inserida e de reduzir o número de registros do “Desfazer” e “Refazer”, e na qual não existe esse bug presente na penúltima versão do LibreOffice, o que me leva a suspeitar dessa questão (do uso de memória por figuras e processo de desfazer/refazer). Função essa que foi permanentemente excluída das versões posteriores pelos desenvolvedores. Por outro lado, o Draw dessa versão referida não é editorialmente compatível com as figuras criadas bem mais complexamente naquela versão, não sendo possível manipulá-las como necessito.

Voltei para a versão 7.1.3 e então o Writer passou a fechar sozinho no mero descer de página ou digitação, sem mensagem de erro, apenas oferecendo uma opção de restauração – suponho que porque eu o reinstalei sem desinstalar a versão 3.6.4, o que acabou “atualizando” ou “instalando por cima” e talvez essa não seja realmente a melhor forma de fazê-lo. No Task Manager do Windows 10, apareceram vários processos relacionados ao mesmo e que não foram encerrados com os desligamentos abruptos do programa que, por sinal, já desinstalei.

Aliás, observo que o Writer de ambas as versões apresentam um comportamento estranhamente comum: no rodapé à esquerda da aplicação, onde há informações sobre a quantidade de páginas, ícone de “localizar”, etc., repetidamente, em algum momento e outro, conforme se escreve, elas ficam se alternando, como se o programa estivesse tendo problemas para processar todo o conteúdo. Na penúltima versão, o programa realmente move as páginas sozinho, como se eu estivesse deslizando a barra e termino precisando movê-la mesmo, de modo a retornar do bug para a página em que parei de escrever.

Paradoxo insolúvel mediante o qual eu gostaria de saber, enfim, se existe uma maneira oficial de instalar separadamente e somente o WRITER (3.6.4) e o DRAW (7.1.3).

Pesquisei e não encontrei nada por aqui. Temo baixar de fontes desconhecidas e vir com vírus, mas nem sei se isso é possível. Portanto, deixo aqui, além do relato do bug, minha pergunta e sugestão.

Grato. :slight_smile:

@Marcos_Toni, após inserir imagens, clique direito sobre a imagem e use Comprimir. Assim ira reduzir a imagem ao tamanho que esta em uso, se distorcer de Undo.

Sobre a instalação separada, não é possível, os arquivos são interligados.