A última versão do LibreOffice não realiza corretamente a autorecuperação de arquivos

Até hoje eu nunca enfrentei nenhum problema com relação a auto-recuperação do LibreOffice.

Na verdade eu ficava até impressionado como o programa conseguia recuperar com tamanha qualidade e rapidez.

Mas na minha máquina, está última versão 7.3.5. Isso não está acontecendo. Já verifiquei nas configurações, já li todos os blogs em português e inglês para me ajudar a resolver esse problema. Acredito que vou ter que, ou esperar por uma nova atualização, ou voltar para uma versão mais antiga do programa.

É só um ponto que eu estou chamando a atenção para saber se mais alguém está enfrentando problemas desse tipo e para deixar o alerta para os programadores do software.

Forte abraço

Felipe Silva

Está ocorrendo em todos os aplicativos ou apenas no Impress?
.
Ainda não experimentei nada do tipo na versão 7.3.5 no Writer nem no Calc.
.
Tanto em Windows 10,
Quanto no Xubuntu 20.4.

Esta acontecendo a mesma coisa comigo, o links externos demoram para atualizar, tipo um minuto, e nesse tempo ficam zerados.

Tambem senti a mesma coisa. inclusive tem dado um erro estranho que me faz perder os ultimos salvamentos. Ele tem travado com frequencia, e quando volta, nao recupera corretamente ou, quando recupera, dá um erro ao tentar salvar o arquivo novamente. Não me lembro agora a mensagem de erro, mas quando acontecer de novo, posto aqui.

Cara, obrigado pelo comentário.

Pelo menos eu não me sinto sozinho nessa observação.

Eu sei que o LibreOffice é um projeto em desenvolvimento e que muita coisa se resolve comunicando a comunidade.

Acho que nesse caso não tem muito o que fazer. A não ser que alguém saiba como atenuar esse problema.

Espero que na próxima versão esse problema se resolva.

Forte Abraço

As mensagens que tem aparecido pra mim são algo assim: “erro ao salvar o documento” “erro de escrita” “erro ao gravar o arquivo”.

Ele começou a travar quando passei a trabalhar com mais de um arquivo writer aberto. Eles são grandes textos, com muitas imagens e realmente fica pesado.

E sim, entendo perfeitamente a ideia da crítica construtiva. Eu uso o libreoffice a uns 3 anos e sou apaixonado por ele. Trabalho nele todos os dias, especialmente no writer.

Me sinto feliz em usar softwares livre e de ajudar a fortalecer esses projetos e não ficar alimentando a fera do monopólio milionário dos softwares. Postei aqui o problema no intuito de solucionar e melhorar mesmo.

Ola @danilomaresia, não sei se é o caso, suas imagens que esta em uso, se a original for maior que a mostrada, use comprimir, assim a imagem fica com o tamanho coerente com o em uso.

E pode diminuir considerável o tamanho do arquivo. Faça teste em uma cópia do arquivo. Se não gostar da compressão use Undo, para retornar.

1 Like

Obrigado, pela dica. Não sabia que era possível fazer isso. Vai ajudar bastante.

1 Like

O problema surgiu de novo. A mensagem de erro é esta:

image

Tente salvar com outro nome.

Já fiz isso também. Não deu certo. Aparentemente ele não aceitou uma imagem que adicionei no texto. Quando a excluí, ele salvou. Mas daí não estou conseguindo inseri-la novamente.

Converta a imagem em outro formato, e tente inserir.

Aparentemente o erro desta vez não tem a ver com a imagem, uma vez que eu a excluí e o writer continua acusando esta mensagem abaixo:

image

Este é o NOME do arquivo:
dissertação danillo_versão 2(pos envio pra banca)
.
Esta tentando salvar em sua maquina ou rede ?

SE for o nome… tire os parênteses ( já tive problema ).

Caraca, já tentou passar o conteúdo de um arquivo para um outro arquivo novo?

Eu recentemente atualizei a minha versão do LibreOffice (agora uso a versão 7.4.0). Até o presente momento não tive maiores problemas, mas eu ainda não trabalhei com multiplos arquivos e de tamanho considerável.

Forte abraço e boa sorte na dissertação

1 Like

esse é o nome do arquivo. Eu venho salvando com parênteses faz mais de um mês… Mexo no arquivo todos os dias. Esse problema surge bem aleatório (aparentemente, claro). Vou tentar salvar sem parênteses próxima vez.

Mas toda vez que acontece, tenho que fechar sem salvar e abrir de novo. Daí perco tudo que fiz por último. Tenho que ficar salvando a cada parágrafo escrito e isso demora demais, por o arquivo é grande e demora pra salvar. É contraproducente demais.

Eu salvo na pasta do nautilus (uso ubuntu 22.04) que é vinculada com o dropbox.

Mas vou tentar sem parênteses. Obrigado.

Já tentei… rs. Dá o mesmo erro. Esse problema estava dando na versão anterior também. To usando a ultima e deu problema tambem.
Cara, eu adoro o libreoffice. Não sinto falta do word pra nada. Escrevo no writer a uns 3 anos já. É o primeiro problema considerável que enfrento com ele. Mas é realmente um problema, porque já perdi páginas inteiras e isso é um atraso imenso.

Obrigado!