Ajustar um campo de texto ao tamanho de uma célula no Calc

Minha vez agora…

Quero criar uma macro para, ao fornecer o nome de uma caixa de texto, um botão de pressão ou mesmo uma caixa de marcação dentro de uma planilha, que fique vinculada a uma célula e com as mesmas dimensões da célula.

Por exemplo tenho uma caixa de texto “caixa de texto 1’” que está ancorada na célula A1, então quero que a caixa de texto tenha o mesmo tamanho da célula e fique sobre a célula.

Sub Ajusta (sCaixadeTexto as String, sCelula as String)
REM localiza e seleciona o objeto cujo nome é sCaixaDeTexto,
REM Localiza e seleciona o objeto cujo nome é sCélula,
REM Ancora o objeto da caixa de texto à célula,
REM Ajusta posição da caixa de texto à posição da célula na página (em milimetros),
REM Ajusta o tamanho da caixa de texto ao tamanho da célula (em milimetros),
End Sub

Isso por que eu não vi no LibreOffice, meios de ajustar a posição da caixa de Texto à uma célula. sem fazê-lo calculando manualmente a posição e tamanho. Caso a posição da célula mude na planilha, a posição da caixa de texto em geral se perde.

Ola @ohallot, a Caixa de texto, dá para Ancorar na célula e redimensionar com a célula,

Descrição da imagem

quanto ao tamanho pode-se também, Ajustar ao tamanho da célula.

Descrição da imagem

Não é necessário calculo manual !

Estou usando LibO 6.2.1.2 + Win10

Aff… esse recurso me escapou! Tava usando a 6.1. Obrigado Gilberto. Mas há alguns bugzitos… por exemplo, ele não redimensiona corretamente quando a célula está mesclada com outra. Ele pega as dimensões da célula original… Mas valeu muito a dica.

Complementando… a âncora tem de estar na primeira célula do conjunto mesclado… Ai funciona muto bem.

1 Like