Alerta de vencimento

Olá

Alguém sabe se é possível criar um alerta automático numa planilha do LibreCalc, para quando uma data de uma determinada célula for atingido (Alerta de Vencimento)?

1 Like

Em Dados / Validação / Data.

Ou de mais detalhes com um exemplo básico.

Ola!

Essa formula funciona para mim: =SE(HOJE()>H5;“ALERTA”;" ").
Porem essa formula tem que estar condicionada ao “SIM”
Porque se tiver o SIM, então o “ALERTA” não pode aparecer!

Corrigindo onde aparece na formula H5 é na verdade J5!

Não entendi a parte do “SIM”.

E o que tem na J5?

Pelo que entendi o “SIM” vem da coluna Q. se realmente for isso vc pode aninhar as formulas “SE” quantas vezes forem necessárias.

=SE(Q5=“SIM”;"";SE(HOJE()>J5;“ALERTA”;""))

Ola! Bom dia

O “SIM” informa que a pessoa entregou o atestado dentro do prazo, ou seja, tem relação com a coluna “F”.
Já o “J5” É referente ao prazo de 3 dias antes para avisar ao funcionário que o prazo final (“F”) esta expirando.

Outra forma seria não se basear no “SIM” e sim nas células vazias da coluna “Q”.
Porque, se a pessoa já entregou o atestado, não há necessidade de usar a coluna “O” (Alerta).

Obrigada,

Ainda não sei juntar formulas no Libre, só no Excel! :grin:

Creio que essa formula resolvera o problema, mas não sei o que estou fazendo de errado!
=SE(A1=“SIM”;" “;SE(HOJE()>=B1;“ALERTA”;” ";))
Da Erro 501 :roll_eyes:

na formula ‘SE’, são apenas 3 parametros. não existe esse ponto e virgula no final da sengunda formula, teste assim
=SE(A1=“SIM”;"";SE(HOJE()>=B1;“ALERTA”;""))


obs:
quando vc digita " ", vc adiciona um caracter de espaço na célula.
cada " " é contabilizado como um caracter, e isso aumenta o tamanho do arquivo final, a melhor prática é digitar “” sem o espaço em branco no meio das aspas.
Se tiver uma base de dados muito grande pode ser problematico

Veja a função SES.

Usa formula condicional é mais prático