Alternativa para OneNote

Olá

gostaria de saber se existe algum projeto de software de notas parecido com o OneNote da Microsoft? Pesquisei e não vejo muitas alternativas para o OneNote. Gostaria muito de ver um aplicativo semelhante de notas do Libreoffice.

Reposta rápida

Espero ajudar de alguma forma, em suma, não existe uma alternativa ao OneNote na suíte LibreOffice.

Solução

Apesar de não existir uma alternativa ao OneNote no LibreOffice, você poderia utilizar alguns softwares como Zim, Evernote, Notion, Joplin. Cada um desses softwares que citei seria uma alternativa ao OneNote, podendo ser de código fechado como o Notion, Evernote. Ou ser de código aberto como no caso do Joplin ou de código aberto e livre como o Zim.

Notas

  1. Talvez essa sua dúvida, você possa encaminhar em algum lugar para o LibreOffice quem sabe algum dia implementar, já que isso poderia ser alguma sugestão e já que também existem páginas ask do LibreOffice em outros idiomas e existem usuários em outros países que já fizeram essa mesma pergunta antes.

  2. Aqui tem um link de uma página em alemão que fala de alternativas ao OneNote: OneNote: Die 3 besten Alternativen - CHIP

  3. No meu caso, eu utilizo o Sublime-text para guardar algumas notas “pessoais”, essas notas são salvas como arquivos txt. A vantagem que percebo é que eu sei que esse formato de arquivo como txt “é universal”, grande parte dos sistemas operacionais hoje como “linux, mac, windows” vai abrir esse tipo de formato de arquivo. Utilizo o Sublime-text pois acredito ser um “editor leve que não gasta muita memória ram”, essa é a vantagem principal que utilizo arquivos txt com o Sublime-text. Como são “arquivos de texto” eu sincronizo na em qualquer serviço de nuvem o que não é um problema geral. Caso não ache as alternativas para o OneNote que deseja, sugiro que você utilize quem sabe o Sublime-text e salve os arquivos em txt ou mesmo em markdown.

  4. Caso ache essa sugestão ruim de salvar arquivos txt ou markdown para suas notas pessoais no Sublime-text ou ainda as alternativas citadas acima, outra opção que você poderia utilizar além do Sublime-text e das alternativas citadas seria o Simplenote, Standard Notes, Google Keep, Vscode, Vscodium, Espanso ou nano/vim/vi/neovim - outras opções não faltam! ;D

1 Like

Oi @FelipeMatos aqui tem um link com algumas opções que talvez possam ser alternativas ao OneNote. https://alternativeto.net/software/microsoft-onenote/ Caso alguém te ajude por favor marque a resposta como correta pra gente ajudar outras pessoas a achar respostas aqui no fórum. Abraço!

1 Like