Atalho para unicode não funciona

Saudações!

Nas últimas versões do Libreoffice, o atalho ctrl + shift + u + código unicode não funciona.

Tenho instaladas as versões 7.2.7.2 e 7.3.5.2 do LibreOffice, em ambas o atalho supracitado não funciona.

Uso o LibreOffice em uma distribuição linux: Slackware.

Tal falha parece ser um possível bug, pois o atalho funcionava em versões antigas do LibreOffice. Além disso, descartei a hipótese de ser alguma falha de instalação, já desinstalei e reinstalei diversas vezes o LibreOffice em diversas versões do 7.2 e 7.3.

Em outros softwares como Firefox, Scribus, o atalho funciona perfeitamente.

Pra mim funciona na versão 7.2.3.2 em OpenSuSE. Talvez seja um problema com o seu perfil do usuario.

Em Ferramentas / Opções / LibreOffice em Dados do Usuário esta preenchido…

O NÃO preenchimento, tem influencia em alguns parâmetros. NÃO sei se é este o caso.

Saudações!

Obrigado pelas dicas.

Testei ambas, mas não funcionaram.

Tentei instalar o LibreOffice logado como usuário raiz (root), contudo o problema persistiu. De tal modo, julguei é improvável que fosse algum problema relacionado ao perfil do usuário.

Preenchi o cadastro do usuário, e tive o mesmo resultado negativo. Aliás surpreendeu-me a descoberta que o não cadastramento influencia certos parâmetros do LibreOffice.

Após muita labuta, consegui contornar o problema.

O Slackware ― distribuição linux ― não utiiza pacotes .rpm ou .deb, senão pacotes .txz. Minha maneira normal de instalar o LibreOffice era convertendo os pacotes .rpm para .txz; por muito tempo funcionou bem, contudo nas últimas distribuições o atalho: crtl + shift +u + código unicode parou de funcionar.
Nos úĺtimos dias, baixei diversas versões do LibreOffice e todas apresentaram o mesmo problema. Como o LeroyG afirmou que o problema em questão não ocorria no OpenSuse, levantou-me a suspeita de que pudesse ser algum problema durante a transformação dos pacotes .rpm e, .txz. Tentei compilar o código fonte diretamente, contudo por alguma razão desconhecida o Ant ―um dos “programas” da Apache necessário para a compilação ―não funcionava adequadamente e a compilação era encerrada.
Baixei um pacote .txz do LibreOffice, instalei-o e o atalho para caracteres unicode funcionou, mas gerou outro problema. O pacote em questão instalava o LibreOffice no diretório /usr/lib64 enquanto os que pacotes convertidos instalavam-no em /opt. Como o pacote cujo atalho para unicode funcionava era de um sítio eletrônico estrangeiro, os pacotes de idiomas não instalavem na pasta correta e a interface do LibreOffice não mostrava a opção Português Brasileiro, de tal modo toda a interface era em inglês e para piorar todas as funções usadas no Calc somente funcionavam se estivessem escritas em inglês.
Consegui resolver o problema “na unha.” Observei nos pacotes de idomas todos o arquivos que de algum modo marcavam pt-Br e conferia se estavam presentes na pasta de instalação, depois copiei-os da instalação do diretorio /opt/libreoffice para os respectivos diretórios em /usr/lib64/libreoffice; ainda assim não funcionou,somente quando copiei toda a pasta /share/registry inteira o problema foi sanado. Finalmente obtive uma instalação do LibreOffice com a interface em Pt-br e com o atalho para caracteres unicode funcionando.

1 Like