Olá, bom dia!
Tenho um objectivo para a minha base de dados LO que se prende com a situação profissional de um trabalhador que já não pertença aos quadros da empresa, ou porque tenha saído (S), ou porque se tenha reformado (R), ou porque tenha falecido (F).
O que se pretende é que em qualquer destas situações (SitProf=S/R/F), não seja permitido modificar o seu perfil; ou seja, o formulário apresenta-se bloqueado não permitindo qualquer alteração aos registos.
Ou, vistas as coisas ao contrário, só permite alterações em caso de trabalhador no activo (SitProf=A).
Não sei se isto é possível com o LibreOffice Base. Alguma sugestão? Obrigado.
Olá @Quaresma, não sou usuário de Base, minha praia é o Calc. Mas como sugestão, poderia colocar estes registros em outra base de dados, sem acesso para edição.
Olá @Quaresma, esses tipos de operações são tratados por bancos de dados relacionais como mysql ou mariadb ou outros, libreoffice não é adequado para esse tipo de coisa. O Mysql gerencia privilégios ou permissões que podem variar para cada usuário (usuário que só pode visualizar, etc).
Como você gerencia as admissões atualmente? seria necessário um exemplo, embora na minha opinião a melhor solução seja usar o LibreOffice Base conectando-o a um base de dados externo.
Crie mais uma coluna na tabela no banco de dados com um status e um controle e para este status no formulário onde dependendo do caso vai liberar ou não o acesso a edição das informações via código de programação.