Calc Travando - Lento

Boa tarde!

Estou com problemas de travamento no Calc da versão do Libreoffice 7.1.4.2 (64x) a planilha tem cerca de 1,63MB e fórmulas simples. Testei em diversas CPU, o problema é o mesmo, demora muito a abrir e processar qualquer alteração em fórmulas filtros, contudo o salvamento do arquivo é super rápido. Testei na extensão nativa “.ods” e na extensão “.xlsx”, quando aberto no calc o travamento persiste.

Quais opções para melhorar esse desempenho?

Atenciosamente.

Já tentou em maquinas com versão mais nova?
Qual Sistema Operacional?

Seria possível disponibilizar este arquivo, para testar nas nossas maquinas!!!!!

Olá Schiavinatto!

Sim testei … meu sistema é o W7.

Identifiquei a causa do travamento. Estava numa fórmula para que o “contador” trouxesse o resultado com o filtro atribuído na tabela. Não sei por que, mas a fórmula estava gerando esse trabalho. A fórmula era: =SOMARPRODUTO(SE($J$14:J14825=$D$2; SUBTOTAL(3;DESLOC(J14825; LINHA($J$14:J14825)-LINHA(J14825);))))

Por hora deixou o contador estático no painel (fórmula:=CONT.SE($J$14:$J$14825;D2) , contudo se dá uma solução para que o contador se comporte conforme filtro atribuído (tipo um cont.se com subtotal).

Não consegui carregar o arquivo pelo upload.

Muito obrigado por responder tão rapidamente.

Atenciosamente

Ok, tentei simular a sua formula, mas só no colar já trava, esta com autocalcular ligado.
Alterei para linha maxma de 14825 para 148, funciona e traz o mesmo resultado do CONT.SE que mencionou.

Então usa o CONT.SE…

Schiavinatto, muito obrigado pelo retorno!

Uma dúvida… Como desligar o “autocalcular” no libreoffice? Se desligar ela funciona?

Outra duvida … Tem algum recurso para que o cont.se apresente o resultado quando atribuído algum filtro na tabela? Tipo um cont.se com Subtotal?

Atenciosamente.

Resolve durante a digitação, MAS quando usar F9 vai calcular e demorar também.

Não entendi o uso de SUBTOTAL, a CONT.SE não resolve…