Prezados.
Gostaria de fazer uma ‘conexão a uma banco de dados MySQL existente’ em um servidor configurado em um segundo computador (ambas as máquinas em minha rede doméstica mesmo). A intenção é usar o LibreOffice Base apenas como ‘front-end’ para manipular o banco de dados remotamente.
Já estou operando meu DB via conexão ‘localhost’ (127.0.0.1) no meu desktop do escritório. Consigo fazer a conexão sem problemas usando tanto ‘conectar diretamente’ quanto usando o ‘conector JDBC’ (já tenho o driver JDBC MySQL instalado e funcionando).
O problema é que não consigo acessar o servidor configurado no outro PC, na sala. Já configurei o SSH e liberei as portas necessárias no Firewall, tendo acesso ao servidor via terminal, inclusive via MySQL Workbench, mas não com o LibreOffice Base.
Já investi várias horas pesquisando e tentando configurações diversas, já manipulei o Firewall, mas não tive sucesso.
Com o MySQL Workbench eu consigo estabelecer a conexão corretamente, uma vez que há os campos para fornecer os dados (hostname:port) para o endereço via SSH da outra máquina e também, campos para (hostname:port) configurados no servidor MySQL daquela máquina.
Alguém aqui já fez esse tipo de conexão?
Grato, Carlos.