Corresponder nome a número -- contrário de procv

Estou sem ideias.

Tenho uma tabela de alimentos permitidos com tres colunas: o nome do alimento; proteina; energia

O que quero fazer é criar numa coluna a parte o nome do alimento, e que surja automaticamente o número de proteinas buscado naquela tabela. Eu pensei usar o procv mas o procv só se consegue usar se usado a procura por número, e eu quero procurar por nome e que resulte num número.

Alguém tem ideias?

Tentei o =PROC e funciona mas não funciona para páginas externas, ou seja, eu tenho 2 ficheriros de calc e preciso que funcione. Um deles tem a base de dados dos alimentos e a outra é a ficha de controle, onde adiciono os alimentos consumidos naquele dia.

Ola @davidleal , o PROCV funciona com texto sim, poste uma imagem de sua tabela e a formula que esta usando.

1 Like

O procv vai buscar texto, sem dúvida! Mas na célula a procurar tem de ser por um número. Pelo menos é só esta a forma que conheço. Não posso partilhar o ficheiro por se tratar de um ficheiro pessoal. Mas basicamente quero que quando escrevo o alimento, exemplo: ovos fritos, apareça as calorias associadas (em números). Eu tentei o proc e funciona, o problema é que não está a funcionar para ficheiros externos porque tenho um ficheiro com o banco de dados dos alimentos e outro que é a ficha nutricional.

Exemplo

davidleal_ask.ods (32.7 KB)

Pode ter busca em outro arquivo.

Caso deseje entre em contato direto: gilberto@schiavinatto.com

Cuidado com o PROC, a coluna da busca tem que estar ordenada e se não encontrar o idêntico, pela o mais próximo menor.

https://help.libreoffice.org/7.3/pt-BR/text/scalc/01/04060109.html?DbPAR=CALC#bm_id3159273

1 Like

Eu agora fiz novamente e apareceu o valor sim, mas o valor não corresponde ao alimento mas sim ao alimento que está no final da tabela. Tente fazer com dois ficheiros para testar.

Já descobri o que fiz mal amigo! Na minha tabela, diferente da sua que tem os alimentos na primeira coluna, eu tenho os meus na segunda coluna. Na primeira coluna tenho os códigos deles. Não sabia que o procv vai buscar o que tiver na primeira coluna. Assim tive de selecionar a tabela pondo de lado os códigos.

Nos PROCs a coluna de indice, obrigatoriamente tem que ser a da esquerda, para busca a direita.

Caso contrario use esta formula funciona sempre:

=ÍNDICE(COLUNAPROCURADA;CORRESP(1;(COLUNACRITERIO1=VALOR)*(COLUNACRITERIO2=VALOR);0))

onde:
COLUNAPROCURADA é a resposta da busca
COLUNACRITERIO1 é a coluna de criterio
Pode colocar quantos CRITERIOS quiser o COLUNACRITERIO2 é opcional…quantos quiser.

exemplo de uso:

davidleal_ask.ods (35.3 KB)

Obrigado! Vou estudar o que está a ensinar porque à funções que ainda não sei mexer nada! Por exemplo, o procv estava convencido que só pesquisava nomes se tivessemos um código numérico. Só hoje com a sua ajuda é que percebi que também pesquisa nomes para números. E também hoje percebi essa questão da coluna da esquerda… pergunto se o LibreOffice não terá formações com certificação. Estou muito interessado em aprender mais :slight_smile:

Faça busca “certificação” na lupa acima, já foi abordado.

1 Like

Eu fiz e encontrei uma empresa brasileira mas não sei se as certificações são só presenciais porque eu vivo em Portugal