Criar vários utilizadores com premissões de edição diferentes no Calc

Estou a criar um documento de trabalho para preenchimento de várias pessoas. O que pertendo é que cada uma dessas pessoas só consigam editar o documento nas partes destinadas ou então pelo menos que seja possível só essas pessoas editarem o documento.

Será possível no Calc?

Bom dia @davidleal , estas “varias pessoas”, necessitam ter acesso ao documento completo.

Se NÃO, cada pessoa tem seu arquivo pessoal para atualizar e SALVAR, e o DOCUMENTO DE TRABALHO, fica VINCULADO com estes arquivos SALVOS.

É uma solução interessante não tinha pensado nisso! Mas a minha ideia é que todos acessem o mesmo ficheiro. Eu sei que pode não existir uma forma como imaginei.

Então pensei, uma outra solução seria, que a folha do Calc, ou seja a “aba”, teria de primeiro preencher um espaço com um número secreto (pré-aprovado) que lhe daria acesso a preencher essa folha. Foi a única maneira que encontrei e que pode funcionar. Desse forma tenho de criar um campo com o preenchimento de um número pré-aprovado e que pós ser inserido então poderá submeter todos os valores que colocar nessa folha. Isto faz com que todas as informações recolhidas no mesmo dia fique apenas num fichiero do Calc.

Sim pode ser feito com macros e as macros deves estar em biblioteca diferente da Standard, para receber senha de proteção também nas macros. E a SENHA, libera apenas a planilha que ele pode ter acesso para alteração.

Minha dúvida é se mais que UMA pessoa vai abrir o ARQUIVO ao mesmo tempo, ai terá problema.

1 Like

@davidleal , veja se este post pode lhe ajudar.

Tem um arquivo desenvolvido pelo @Conras bastante interessante.

1 Like