Dica: 2 usuários, 1 LibreOffice!

Dica para ter mais de um usuário numa mesma conta (login) e um só LibreOffice.

Exemplos de uso:

• Você tem um perfil LibreOffice para trabalho e outro perfil para atividades domésticas.
  • A conta (login) do computador é partilhado entre vários usuários;
  • Você quer fazer um teste num perfil zerado (de fábrica);
  • Você quer trabalhar com duas interfaces com idiomas diferentes;
  • Você quer testar variações da interface sem interferir no seu trabalho profissional

Rode o LibreOffice com o seguinte comando:

No Windows

soffice.com -env:UserInstallation=file:///c:/my-test-profile

No Linux

soffice -env:UserInstallation=file:///tmp/test

No Mac

open LibreOffice.app -env:UserInstallation=file:///tmp/test

Fonte:
https://wiki.documentfoundation.org/UserProfile/pt-br

4 Likes

My-test-profile, poderia ser qualquer outro nome?

Com certeza.

Repare que é uma pasta.

Se quiser derivar um perfil novo a partir de um perfil existente, copie o perfil existente para nova pasta e aponte o file:/// para a nova pasta. Você leva junto suas personalizações (dicionários, modelos, macros).

1 Like

Então, creio que se pode fazer mais do que dois perfis? Só fiquei na dúvida como se acessa esse novo perfil… ou como se faz para intercambiar entre um e outro. Acho interessante essa dica por causa de meu filho que costuma usar um perfil em inglês.

Eu criei um atalho na Área de trabalho, para o executável do LibreOffice, agregando os dados do perfil.

Também fiz o mesmo de seu filho por que trabalho com documentos em várias línguas.

Oi @ohallot tudo bem? Se eu entendi direito que está escrito neste post então a gente roda isso pela linha de comando (no Windows seria pelo CMD ou algo do tipo né?) e roda invocando o executável do LibreOffice e passa o resto como argumento, é isso?

Um exemplo seria:
“C:\Program Files\LibreOffice\program\soffice.exe” -env:UserInstallation=file:///c:/my-test-profile

Seria isso? Se não for, o que eu digitei/escrevi de errado? Abraço!

Querido amigo @ohallot tudo bem? Por favor me corrija se eu estiver errado mas tenho a leve impressão de que o comando deveria ser

soffice.exe -env:UserInstallation=file:///c:/my-test-profile
Não tenho certeza! (acho!).

De qualquer maneira um grande abraço e obrigado pelo post super útil.
Aprendi mais um truque hoje. Abraço