Dúvidas sobre a utilização do LibreOffice(licença) na nuvem com o Google Cloud

Galera como tão?

Minhas dúvidas são essas:

  • Pelo que vi no site do Google Cloud, existem várias distros linux como ubuntu, arch linux, inclusive até tem outros sistemas operacionais como Windows etc e existe até tem uma opção de incluir alguma distro ou sistema operacional diferente no Google Cloud. Sobre isso, ao utilizar o LibreOffice na nuvem(ambiente virtualizado com o google cloud):
  • Usando o LibreOffice na nuvem estou infligindo alguma coisa na licença atual ou ainda estou de acordo com a licença? Alguém poderia esclarecer isso?
  • Pelo que se existem opções parecidas com o LibreOffice como o OnlyOffice, Collabora e o WPS Office. Mas, gosto muito do LibreOffice. É possível, viável e interessante utilizar uma VM - Virtual Machine para o LibreOffice? Alguém tem alguma experiência nisso?

Aqui está o vídeo que eu vi e alguns links que li

Não há qualquer impedimento em utilizar o LibreOffice em nuvem, servidores, desktop ou outro dispositivo (se houver binários adequados). A licença permite.

As imagens docker do LibreOffice estão defasadas e o LibreOffice online não tem mais desenvolvimento dentro da fundação (The Document Foundation),

O LIbreOffice Online feito comercialmente pela Collabora é seu sucessor. Acopla-se a um serviço de arquivos tipo NextCloud, OwnCloud, Kolab e alguns mais. É feito para àqueles que não querem usar nuvens externas e querem seus dados sob controle na própria infra. Nota: O Collabora Office Online também é código aberto. Eles tem um binário gratuito no docker com limitações no numero de usuários e sem suporte.

OnlyOffice e WPS nada tem a ver com o LibreOffice, são produtos concorrentes assim como o Office 365 e o Google Docs.

3 Likes

obrigado pela ajuda @ohallot