Erro ao gerar índice remissivo baseado em arquivo de concordância

Inseri um índice remissivo no meu documento, utilizando um arquivo externo de concordância (concordancia.sdi) como fonte de entrada. O índice gerado, com os dados do arquivo concordancia.sdi, exibe entradas corretas, entretanto aparecem entradas de índice antigas, que já foram apagadas e que não estão presentes no arquivo concordancia.sdi nem em campos inseridos manualmente. Aparentemente há entradas ocultas de índice, que não consigo encontrar. Alguém sabe como resolver isso?

Oi, tudo bem? Tem como voce subir o seu arquivo para eu dar uma olhadela nele? E dizer qual o seu sistema operacional e qual versão do LibreOffice Writer. Abraço!

Olá, bom dia! Eu uso o MacOS Big Sur v. 11.6 e o LibreOffice 7.0.3.1

O arquivo Catálogo.odt é é bem grande, tem quase 400 páginas com figuras. Como ele faz parte de um livro que ainda não foi publicado, não posso mandar a versão integral, por isso apaguei a maioria das páginas e deixei somente algumas, mas o problema já aparece. O arquivo Concordancia.sdi segue integral. No índice remissivo, na página 17, as linhas em vermelho são as referências que não estão no arquivo de concordância e que foram exibidas incorretamente no índice. Tive de mudar a extenção do arquivo .sdi para .odt apenas para permitir upload aqui, por favor, renomear a extensão para .sdi novamente, quando fizer o download.

Grato,

Cristian

Catálogo.odt (986.9 KB)

Concordancia.odt (377.2 KB)

1 Like

Oi molina.73, tudo bem? Eu cliquei, com o botão direito do mouse, na tabela de índices remissivos, na página 17, e cliquei na opção “Update Index” e parece que ele removeu as referências anteriores que estavam em vermelho… aparentemente inválidas. Testa por favor e me diz se isso ajuda ou se precisamos investigar um pouco mais! Abraço!

Oi Victor. Eu pintei as entradas erradas de vermelho manualmente. Mesmo atualizando o índice remissivo, as entradas erradas continuam lá, são as que têm um x após o código

[RHM C-0000x / 0000]

==========^

As entradas nesse formato não estão no arquivo .sdi, são entradas antigas, de teste, que foram retiradas do arquivo de concordância, mas por algum motivo continuam aparecendo no índice remissivo.

Entendi. De fato tem umas 2 entradas com o X que voce comentou que ainda estão aparecendo no índice. Voce pode ter a gentileza de me explicar, passo a passo, como faz para criar UMA destas entradas? Quero testar algo mas não sei se eu sei criar uma destas entradas. Voce me explica, por favor (passo a passo)?

Para criar uma entrada de índice, basta abrir o arquivo .sdi e acrescentar uma linha no formato:

Termo de pesquisa;Entrada alternativa;Chave primária;Chave secundária;Diferenciar maiúsculas de minúsculas;Somente palavra

Onde o termo de pesquisa é o termo que deve ser localizado nas páginas do arquivo de texto.

Eu usei entrada alternativa para que o índice fosse gerado em ordem numérica, pois sem essa entrada, o write coloca, por exemplo o [RHM C-10] antes do [RHM C-2]

A chave primária separa o índice por categorias, por exemplo, Comemorativos, Aéreos, Ordinários etc

Desculpe se a explicação está um pouco complicada.

Acho que o problema não está no arquivo .sdi, acho que o write armazenou no arquivo .odt entradas de índices antigas em algum lugar, que não consigo acessar, como um lixo de dados.

1 Like

Oi molina.73, tudo bem com você? Não consegui resolver o seu problema mas consegui fazer algumas investigações.

O que eu consegui fazer foi pegar o seu arquivo .odt e o arquivo .sdi e deixar eles juntos na mesma pasta. Em seguida eu abri o arquivo .odt e fui no índice. Cliquei em atualizar e ele removeu as entradas em vermelho. Mas de fato ainda deixou as 2 entradas no índice que você não quer (que são as entradas “[RHM C-3841x / 2019]” e “[RHM C-3844x / 2019]”).

O que eu fiz foi: peguei o seu arquivo .odt e renomeei o arquivo para .zip. Sendo um arquivo zip eu descompactei para uma pasta. Na pasta eu fui para o arquivo content.xml e achei, de fato, muitas entradas com o nome “[RHM C-3841x / 2019]”… mas não entendi como fazer para "reempacotar as pastas e arquivos todos, de volta, para o arquivo .odt.

Se eu descobrir mais coisas eu te aviso! Abraço.

Ola @victorwestmann, sobre editar o content.xml, faça o seguinte:
Ao abrir o descompactador e mostrar todos os arquivos internos, copie o content.xml e cole na área de trabalho, em seguida abra com o editor ( eu uso o Notepad++ ) , faz as alterações, salve. Agora arraste o arquivo para dentro do descompactador, e feche.

Acho que consegui resolver o seu problema molina.73!
Por favor veja o arquivo em anexo.
Se de fato isso tiver sido resolvido eu te explico a saga do que eu fiz pra solver isso.
Acho que deu certo! :smiley:

Catálogo - Copy.odt (987.4 KB)

Consegui remover a entrada “[RHM C-3841x / 2019]”

Foi exatamente o que eu fiz @schiavinatto. Apenas usei o VS Code no lugar do Notepad++. Mas acho que dá certo igual. Valeu!

Oi Victor, que bom! Amanhã dou uma olhada e te digo. Abçs!!!

1 Like

Se seu problema foi solucionado, por favor, marque como :white_check_mark: Solução, na resposta que lhe atendeu, a fim de facilitar a busca e entendimento para outros usuários.

Olá Victor, desculpe a demora. Tive covid, depois foi minha esposa, então fiquei um tempo sem trabalhar no meu projeto. A tua proposta deu certo, solucionou o problema, muito obrigado!

3 Likes

Oi @molina.73 tudo bem com voce? Puxa vida! Que chato saber disso tudo que voce passou. Espero que voce e sua esposa estejam melhores! Fico feliz que consegui te ajudar de alguma forma. Se ficou algo faltando ou incompleto ou voce tem alguma duvida só chamar por aqui que assim que a gente pode vem ajudar! Abraço e sucesso pra ti!

2 Likes