Estrutura de Planilhas de Custo

Boa Tarde

Tudo bem ?

Comecei a fezer um projeto de Planilhas de custo

Cada Peça tem uma Planilha que vem de uma Planilha Modelo

Abro a Planilha Modelo edito e depois SALVO AS —>>> Gerara a Planilha de Custo de um Modelo especifico

Não sei se estava certo mas fiz assim

Enão terei muitas planilhas conforme a Necessidade de Fazer Custos ( Cada Modelo uma planila )

O Processo de repete . Ate ai tudo bem , com resalvas

tres ressalvas que eu tenho

1. Cada Planilha consome 40 K … Não é muito , não sei se a ESTRUTURA esta correta

2)Todas as Planilhas se comunicam com o Banco ( Isso não ira prestar se tiver muitas planilhas abertas ao mesmo tempo )

3)A que esta me tirando o SONO ***** Toda vez que tenho que alterar algo na ESTRUTURA da Planilha Custo Modelo
e eu tenho que ir uma a Uma Planilha alterando *** Isso eu não sei se tem modo Mais Automatico para Fazer essas Alterações

O simples fato de acrescentar uma ANOTAÇÂO em uma célula da Planilha MODELO , tenho que ir nas demais Planilhas Salvar
e fazer essa Modificação

Isso não esta Legal

Tem alguma idéia para isso ?

Obg

@MarcoSalles, de um modo genérico, não conheço a sua planilha modelo nem o volume, montaria um Formulário par inserção de dados, que seriam gravados em um banco de dados (em colunas) e um outro Formulário para consulta (com comandos PROCV).

Para isso, cada peça terá um código único para indexação.

Poste sua planilha Modelo aqui, ou em alguma nuvem. ficará mais fácil palpitar (ou me envie).

Obrigado Gilberto o problema que eu nao gravei isso em banco de dados …Meu problema hj e ter que , a cada alteração da Planilha Modelo , ter que replicar essas atualizações nas demais lanilhas … Gostaria de t fugir disso . Quanto ao Modelo poderia ser qq Planilha , onde dou um SAVE AS nela > Gera outra Copia Resulta nas demais Planilhas do tipo Original (Porém com Valores Próprios ). . Ai se resolvo alterar alguma coisa ( acrescentar na Planilha MÂE) por serem muitos idênticas teria como fazer essa Alterações nas Planilhas FILHAS ???

Obg

As Planilhas são no mesmo arquivo ?

Se SIM, considerando que todas são idênticas, se clicar em uma Planilha(ABA), segurar o Ctrl pressionado e clicar em outras, elas ficarão ligadas, o que fazer na que esta visível, será alterada em todas, inclusive valores, CUIDADO.

Obg Gilberto

Não , são de Arquivos diferentes …

São vários ods que eu tenho

Modelo.ods ( contem algumas planilhas ) ->> 
     Edito Celulas -> Salvo As como CustoUm.ods

Fico com

Modelo.ods
 CustoDois.Ods

Depois novamente

Modelo.ods ( contem algumas planilhas ) ->> 
Edito Celulas -> Salvo As como CustoDois.ods

etc…

Há possibilidade de salvar como abas no arquivo Modelo ?

Se eu salvar como Abas esta abas por padrão devem ficar invisíveis e que eu tenha um Sistema de busca

pois a cada ano a previsão de inclusão de abas seria de 150 a 200

Outro fator negativo e que mesmo em abas ao Mudar a aba origina ( Modelo ) como Replica-las ?

Obg

Poderia me enviar o modelo, para dar um palpite mais direcionado, altere dados sigilosos.

Obrigado Gilberto , mas acho que para resolver isso e não ter que modifica muito farei uma rotina de Atualização

Assim

1) Abro o Documento que contem o Custo da Peça X  ( Documento contém Planilhas desatualizadas)

2)Leio o campo da Planilha que me interessa  e carrego em variáveis

3)Abro o Documento Modelo ( Atualizada )

4)Carrego os campos  ( Valores )

5)Fecho o Documento que contem o Custo da Peça X

6) Salvo AS o Documento da Modelo com o Nome do Documento de CUSTO X

Acho que esta rotina vai me ajudar e resolver ( a Unica questão e como saber de maneira fácil a VERSÂO do Documento … Em programação conseguimos ler a versão de um Arquivo ( Cada compilação
gera um GUID e a partir desse GUID podemos saber se um DocumentoA tem a Mesma Versão que um DocumentoB

A partir dessa comparação de Versões aferimos ou não para a Atualização

essa agora passa a ser minha duvida ( Mas acho que não tem nada nisso em Planilhas )

obg

Gilberto, mas estava pensando de uma outra forma melhor mas ainda não sei fazer . Sei que tem como

Eu não preciso abrir uma Planilha para carregar valores que estão em Célula para carrega-las no Modelo

Como fazer para trazer esses valores de células ( Tentei com variáveis Públicas mas elas somem assim
que a Planilha sai do escopo e tb acho que elas não se misturam mesmo sendo em uma Macro somente

obg

Poderia me enviar o modelo, para dar um palpite mais direcionado, altere dados sigilosos.