Imagens perdem resolução de 96ppp para 6ppp e ficam minúsculas

Olá pessoal,

Estou usando o libreoffice versão 7.6.4.1. em windows 10 (x64), versão home 22h2.
Elaborei um Memorial profissional com descrições de trabalhos.
Precisei inserir IMAGENS de certificados. São mais de 200 imagens.
O arquivo em extensão .ODT está com mais de 150MB.
Tem funcionado bem, mesmo gravando um pouco devagar.

O problema é que o writer transforma algumas imagens de 96ppp para 6ppp de resolução sozinho.
Quando faço uma versão PDF do documento estas imagens ficam minúsculas.
Já fiz 3 sessões de conferir cada imagem e recolocar uma por uma novamente com 96ppp.
Mas em pouco tempo o writer reverte sozinho essas imagens, e tenho novo retrabalho.

Agradeço atenciosamente se puderem me ajudar a resolver esse problema e proteger as imagens de não serem mais alteradas.
Insiro as imagens pela função “Inserir”…“Figura…”
Tenho usado formato JPG 96dpi. A maioria das figuras são certificados em formato PDF.
Algumas insiro direto como PDF. Outras como JPG, mas o writer altera ambas para 6ppp.
Quando clico na figura e pressiono F4 vejo a mudança na configuração:

Uma maneira de arquivos com imagens, ficarem menores, é após inserir imagens e definir tamanho e local, com a imagem selecionada, clicar direito , Comprimir, Calcular novo tamanho.
Se diminuir e aceitar, se não gostar pode reverter (desfazer).

Compressão Qualidade JPEG, comprimi mais.

Olá Schiavinatto,

Agradeço pela rápida resposta.
Eu já tinha tentado usar a função “comprimir” nas imagens, mas estranhamente o arquivo .ODT ficava maior em tamanho a cada compressão. O que é o oposto do que eu precisava. Queria deixar o arquivo menos pesado. Então parei de comprimir as imagens.

Gostaria de entender por que o writer reduz sozinho as imagens, depois que eu gravo modificações no arquivo, para resolução de 6ppp. No writer a imagem está normal, mas quando exporto para PDF 1/3 das imagens viram “selinhos” de imagens no PDF final. No writer as imagens aparecem normais, mesmo com várias delas alteradas para 6ppp.
Existem um comando contrário ao comprimir!? Para expandir a resolução atual?

Tem como eu reverter isso de forma automática? Já troquei o conjunto das imagens alteradas 3 vezes manualmente e isso está pior do que “enxugar gelo”.

Agradeço se puder me ajudar neste problema.

Atenciosamente, Breno

Quanta memória de trabalho usa esse arquivo cuando aberto?
Pode testar criando un documento novo e inserindo algumas imagens? Se o problema repetir, compartilhe esse arquivo aqui.

1 Like