Estou usando um formato customizado para números com os especificadores [NatNum 12 ordinal]
e [NatNum12 ordinal-feminine]
e os números estão escritos incorretamente no português brasileiro e também no europeu, tanto no masculino quanto no feminino.
- “cuadragésimo(a)” em vez do correto “quadragésimo(a)”;
- “quincuagésimo(a)” em vez do correto “quinquagésimo(a)”;
- “quadrigentésimo(a)” em vez do correto “quadriNgentésimo(a)”
- “septicentésimo(a)” em vez do correto “septiNgentésimo(a)”
- “octigentésima” em vez do correto “octiNgentésimo(a)”
- Múltiplos de mil são incorretamente escritos “dois milésimo(a)”, “três milésimo(a)”, “quatro(a) milésimo(a)”, “cinco(a) milésimo(a)”, … em vez dos corretos “segundo(a) milésimo(a)”, “terceiro(a) milésmio(a)” e assim por diante.
- Múltiplos de dez mil simplesmente não existem: os números 100000, 200000, 300000,… sob o formato
[NatNum 12 ordinal]0
continuam 10000, 20000, 30000 em vez de “décimo(a) milésimo(a)”, “vigésimo(a) milésimo(a)”, “trigésimo(a) milésimo(a)”, … - Múltiplos de cem mil têm o mesmo problema que os de dez mil. Os números 100.000, 200.000 seriam “Centésimo(a) milésimo(a)”, “Ducentésimo(a) milésimo(a)”, …
- Múltiplos de um milhão/bilhão têm o mesmo problema que os de mil. “dois milionésimo(a)”, “três bilionésimo(a)”, “quatro(a) milionésimo(a)”, “cinco(a) bilionésimo(a)”, … em vez de “segundo(a) milionésimo(a)”, “terceiro(a) bilionésimo(a)” e assim por diante.
- Não vejo necessidade de múltiplos de trilhão em diante pois certamente o número já daria overflow.
Como altero isto? Não sei qual parte do software é responsável por estas palavras, se Calc padrão ou os complementos para português brasileiro, mas certamente estas palavras incorretas devem estar salvas em algum lugar.
Gostaria de saber se é possível editá-las para ter as palavras corretas por padrão. Se não for possível consertar, a quem reportar?
As alternativas que tenho são transformar números em texto e substituir incorreções usando funções, ou buscar e substituir ativando a pesquisa por formatação, mas ambas transformam o tipo numérico em tipo texto o que não é desejável, pois perco os cálculos matemáticos.
Os especificadores [NatNum12 ordinal-number]
e [NatNum12 ordinal-number-feminine]
já suprem a necessidade principal, mas pensava em usar os ordinais por extenso numa atividade pedagógica e gostaria de automatizar as coisas.
Ainda estou estudando macros e não sei se a API permite resolver este tipo de problema. Se ninguém souber responder e eu conseguir uma solução, retorno dentro de alguns meses e a divulgo por aqui. Tentarei envolver as escalas curta e longa, para tentar abarcar toda a lusofonia.
-
Sobre [NatNum12]:
Códigos de formatos numéricos -
Sobre as escalas curta e longa:
Escalas curta e longa – Wikipédia, a enciclopédia livre -
Números ordinais em português:
Appendix:Portuguese numbers - Wiktionary, the free dictionary
https://european-portuguese.info/numbers