Porque os estilos não funcionam direito?

Bom dia!

Podem me auxiliar e dizer O QUE ACONTECE COM O LIBREOFFICE 6.1 e 6.2?!?!?

Diagramar livros no WRITER era um trabalho até prazeroso…


Obs. 1 - E, se disserem que o WRITER não serve para diagramar, envio os trabalhos que já fiz em versões anteriores;
Obs. 2 - E, se for para indicar outro programa que faria diagramação, conheço muito bem o INDESIGN. O que quero e usar o LIBREOFFICE como usava anteriormente.


No entanto, as duas últimas versões, 6.1 e 6.2 estão me deixando de cabelos em pé (modo de dizer, pois os cabelos já são bem raros…)

Vamos lá:

  • preparei os ESTILOS DE PÁGINAS com margens, conteúdos de rodapé e cabeçalho, par ou impar;
  • preparei os ESTILOS DE PARÁGRAFOS - recuos, fontes, tamanhos;

Pois bem!
Primeiro inseri os textos a partir do arquivo recebido em WORD,(.docx), o que trouxe diversos estilos que deveriam ser daquele editor, e que bagunçou a lista de estilos criada para o trabalho.
Depois usei o famigerado “CTRL C; CTRL V”, que deu melhor resultado (então não é tão famigerado assim…).
Porém, depois de aplicar os estilos necessários e salvar o arquivo, ao abri-lo no dia seguinte, tinha perdido boa parte dos estilos de formatação, principalmente do texto, e algumas quebras de página também estavam mudadas. Por exemplo, fiz um estilo no qual DESATIVO O REGISTRO DE CONFORMIDADE, porém, ao reabrir o arquivo lá está ‘ticada’ esta opção…

Outra coisa é que ao alterar características em estilo criado, tal alteração não se processa automaticamente no texto que tem o estilo - as alterações não se aplicam -, e mantém as características de antes da mudança.

Um outro problema é o que se refere a geração de arquivos EPUB. Além do arquivo ficar ‘sujo’ (no código), as formatações de estilo se misturam, o índice dos títulos não bate com o original.

Bem, espero que tenha alguma explicação para estes eventos, já que não é em um só trabalho que tem acontecido e o WRITER sempre foi melhor do que o WORD em se tratando de diagramação e formatação.

Então, por favor, alguém pode ajudar???

O QUE ACONTECE COM O LIBREOFFICE?!?!?

Abraços e obrigado!

Ricardo Ferreira de Carvalho

Se você tiver os estilos ja prontos no LIbreOffice (modelo) e quiser importar (via Ctrl+C, Ctrl+V) somente o texto (sem o estilo) então use Colar Especial (Ctrl + Shift +V) e selecione Somente texto. Você tera de aplicar o estilo manualmente no texto colado.

Olivier, grato pela resposta.
Porém, o que tem acontecido , é que os estilos não se mantém após conferidos aos parágrafos, ou quando alterados não se efetivam nos parágrafos. Percebi que, com Ctrl C/V, preciso, de fato, inserir apenas como texto, assim não trás ‘coisas’ do editor origem, mas, mesmo assim, preciso ‘Limpar formatação direta’ (Ix).
Outra coisa é a exportação para EPUB (uso o CALIBRE para visualizar) que ficou com os estilos misturados no mesmo parágrafo, e Títulos diferentes. Isso até ‘resolvi’ utilizando parágrafos H1, H2, H3…
Bem, ainda acho o LibreOffice melhor para formatação de livros, até porque a criação de índices é bem mais fácil.

Qualquer novidade posto por aqui.

Mais uma vez, muito obrigado!

Recomendo que vc utilize o modo seguro (Ajuda - Reiniciar no modo seguro) para fazer um reset no perfil do usuário. Siga as instruções do modo seguro com cuidado. O modo seguro está descrito em Modo de segurança