Bom dia!
Podem me auxiliar e dizer O QUE ACONTECE COM O LIBREOFFICE 6.1 e 6.2?!?!?
Diagramar livros no WRITER era um trabalho até prazeroso…
Obs. 1 - E, se disserem que o WRITER não serve para diagramar, envio os trabalhos que já fiz em versões anteriores;
Obs. 2 - E, se for para indicar outro programa que faria diagramação, conheço muito bem o INDESIGN. O que quero e usar o LIBREOFFICE como usava anteriormente.
No entanto, as duas últimas versões, 6.1 e 6.2 estão me deixando de cabelos em pé (modo de dizer, pois os cabelos já são bem raros…)
Vamos lá:
- preparei os ESTILOS DE PÁGINAS com margens, conteúdos de rodapé e cabeçalho, par ou impar;
- preparei os ESTILOS DE PARÁGRAFOS - recuos, fontes, tamanhos;
Pois bem!
Primeiro inseri os textos a partir do arquivo recebido em WORD,(.docx), o que trouxe diversos estilos que deveriam ser daquele editor, e que bagunçou a lista de estilos criada para o trabalho.
Depois usei o famigerado “CTRL C; CTRL V”, que deu melhor resultado (então não é tão famigerado assim…).
Porém, depois de aplicar os estilos necessários e salvar o arquivo, ao abri-lo no dia seguinte, tinha perdido boa parte dos estilos de formatação, principalmente do texto, e algumas quebras de página também estavam mudadas. Por exemplo, fiz um estilo no qual DESATIVO O REGISTRO DE CONFORMIDADE, porém, ao reabrir o arquivo lá está ‘ticada’ esta opção…
Outra coisa é que ao alterar características em estilo criado, tal alteração não se processa automaticamente no texto que tem o estilo - as alterações não se aplicam -, e mantém as características de antes da mudança.
Um outro problema é o que se refere a geração de arquivos EPUB. Além do arquivo ficar ‘sujo’ (no código), as formatações de estilo se misturam, o índice dos títulos não bate com o original.
Bem, espero que tenha alguma explicação para estes eventos, já que não é em um só trabalho que tem acontecido e o WRITER sempre foi melhor do que o WORD em se tratando de diagramação e formatação.
Então, por favor, alguém pode ajudar???
O QUE ACONTECE COM O LIBREOFFICE?!?!?
Abraços e obrigado!
Ricardo Ferreira de Carvalho