Posso publicar tutoriais do LibreOffice no Ask LibreOffice?

Olá, pessoal como estão?

1. Objetivo principal

Gostaria de publicar conteúdos, tutoriais aqui no Ask LibreOffice. Quer dizer, textos com passo a passo. Minha ideia inicial é aumentar ainda mais a satisfação ou relação dos usuários com o LibreOffice. Caso possa produzir o conteúdo diretamente aqui, ficaria muito feliz por essa liberdade.

2. A ideia inicial

  1. Pensei em inicialmente, fazer vídeos no YouTube com a minha voz e gravando a tela, há canais no YouTube que falam do LibreOffice, mas na maior parte das vezes é somente com o sistema Linux ou melhor Gnu/Linux.
  2. Como falei em uma postagem antiga, eu sou usuário tanto Linux quanto Windows, são dois sistemas operacionais que utilizo no meu dia-a-dia e conheço modéstia à parte muitas coisas desses 2 sistemas operacionais.
    • Nota: Citei a informação sobre ser usuário Linux e Windows, pois não seria um problema gravar vídeos do LibreOffice no meu caso para usuários Windows ou Linux.

3. Algumas desvantagens dessa ideia inicial

  1. Criar um canal no YouTube sendo usuário Linux ou Windows de qualquer forma levaria tempo e não seria viável economicamente penso eu, haja vista que precisaria de um bom áudio e vídeo.
  2. Penso que isso não ser o caminho fácil em termos de gestão de projeto da minha vida agora. Isto é, sempre seria necessário investimento de áudio, imagem e edição ou gravação de vídeo. E sempre seria necessário criar mais vídeos para acompanhar as atualizações do LibreOffice para que assim o canal nunca fique defasado, antigo. O mesmo ocorre em sites, blogs ou documentações de software, isto é, sempre é necessário atualizar o conteúdo de sites, blogs ou mesmo de documentações de software.
  3. Sobre o YouTube, o que posso dizer é que sei que existem canais que já fazem isso e existe um público-alvo que assiste e gosta muito. Porém, criar um canal no YouTube para isso, penso eu que seria um enorme trabalho e em muitos casos não tão frutífero, ou seja que tenha resultado curto/médio/longo prazo, haja vista que "eu faria mais do mesmo", isto é não faria algo inovador ou diferente.

4. Análise (Solução geral, notas de rodapé)

  1. Eu falei "mas na maior parte das vezes é somente com o sistema Linux ou melhor Gnu/Linux." - isso quer dizer que boa parte dos conteúdos do LibreOffice no sistema operacional Windows nem sempre é atualizada em alguns canais que pesquisei. Isso não é uma verdade universal, mas é algo que eu observei e percebi de alguns canais no YouTube de forma geral.

  2. Boa parte dos conteúdos que vejo nesses canais do YouTube não acompanha as atualizações do LibreOffice. Além disso, talvez não seja objetivo desses canais fazer algo exclusivo relacionado apenas ao LibreOffice. Já que muitos canais fazem tutoriais de softwares gerais como Gimp etc em vez de algo exclusivo e relacionado ao LibreOffice.

  3. O que eu disse tudo aqui não é uma crítica, são apenas observações e percepções que
    tenho da produção de conteúdo relacionada ao LibreOffice. Aqui poderíamos publicar conteúdos exclusivos do LibreOffice.

  4. Fiz uma *“pesquisa de mercado”, consultei vários canais de Linux, talvez algo entorno de 30 canais com diferentes públicos-alvo: "usuários iniciantes ou mesmo usuários domésticos, usuários finais", "usuários avançados", "usuários acadêmicos", "usuários de negócios, isto é, empresas" etc. Com essa "pesquisa de mercado", surgiu essa ideia de postar o conteúdo do LibreOffice aqui. Pois aqui, eu teria todos esses públicos-alvo de uma forma melhor, e mais orgânica, nichada, específica.

  5. O que eu quero é algo mais "humanizado", isto é, escrever sobre o LibreOffice porque gosto muito do software. Eu acredito que fazer vídeos no YouTube não seja tão humanizado quanto escrever textos quanto eu gosto, hoje em dia YouTube "é algo com um certo status, glamour". Gostaria de fugir dessa ideia "status, glamour". Acredito que o conteúdo aqui iria ser mais humanizado.

  6. Além disso, se eu criasse um canal no YouTube e não tivesse tempo acabaria que todo meu trabalho ficaria defasado, haja vista que caso houvessem e podem ter novas atualizações do LibreOffice eu teria que fazer novos vídeos. E caso eu "fosse uma autoridade no assunto", eu teria que fazer novos tutoriais para evitar do conteúdo ser defasado. O que percebo com isso, seria ter no caso esse espaço aqui. Assim, pessoas como eu e você podemos escrever sempre o que for possível, sem ter “um lance de obrigação”. O que eu quero é ter a liberdade de escrita para ajudar as pessoas à minha volta, e tipo assim, acredito que outras pessoas possam fazer o mesmo. Além disso, caso escrevesse o conteúdo aqui não precisaria de ser autoridade no assunto.

  7. Outra coisa que parei para refletir é o fato das "pessoas perderem em um bocado de site na internet". O que eu disse aqui, reforça a ideia de que existem tantos conteúdos por aí que a gente acaba não encontrando aquilo que a gente quer. Publicar conteúdos aqui poderia fazer com que as pessoas tivessem um guia de conhecimento, onde pudessem encontrar aquilo que precisam.

  8. Gosto muito de documentação técnica, sempre que possível eu prefiro ler diretamente documentações oficiais em vez de outros canais, blogs, sites etc. Prefiro isso, pois geralmente as documentações oficiais acompanham atualizações e geralmente são revisadas constantemente, o que difere um pouco em alguns sites, blogs, canais. O que falo nessa 8ª nota aqui, reforça a ideia da importância de publicar o conteúdo de tutoriais aqui.

  9. “Consultei vários canais de Linux”, o que eu quero dizer é que pesquisei o conteúdo desses canais e não entrei em contato com os autores ou produtores de conteúdo. Foi uma pesquisa inicial e breve. Eu considero que o número de 30 canais consultados como o número grande. Por isso, disse “Consultei vários canais de Linux”. Foram canais do Brasil entre outros países dentro da plataforma do YouTube.

5. Vantagens dessa ideia nova

  1. Networking direto com os usuários do LibreOffice ou possíveis desenvolvedores, voluntários ou mesmo empresas ou pessoas que querem fazer serviços ou mesmo ajudar a comunidade do LibreOffice.

  2. “Marketing direto”, usuários possuem dúvidas → eles acessam o ask LibreOffice | usuários que não sabem muito do LibreOffice → acessam os tutoriais do ask do LibreOffice | usuários que tem alguma dificuldade em utilizar o libre Office → acessam as categoriais ou tags de modelos de documentos writer, calc, impress etc.

    • É “marketing direto”, haja vista que os usuários ficam aqui - no sentido de que aqui as informações estão centralizadas e as conversas públicas, abertas. O que “facilita o posicionamento do LibreOffice em termos de popularidade ainda mais”. O que podem ser uma “vantagem comercial”.
    • Em vez dos usuários pesquisarem diversos canais no YouTube, eles encontrariam aqui um ponto de apoio, uma guia de conhecimento vamos dizer assim. O que é bom, o próprio Evernote tem conteúdo na página deles que publicam falando sobre como utilizar o Evernote da melhor forma possível com dicas e tutoriais.
    • Falo de “marketing direto” no sentido de que com essa visão, “as pessoas organicamente podem acostumar ao LibreOffice” e isso de nenhuma forma “seria necessário propaganda ou publicidade, anúncio ou ainda forçar as pessoas a fazerem isso com influencia digital ou alguma coisa assim”.
    • Minha visão geral aqui é dar espaço para as pessoas terem o conhecimento necessário para utilizar o software LibreOffice, eu não quero de alguma forma ter status, fama, liderança alguma ou reconhecimento, embora eu fale isso, pode parecer estranho hoje em dia, eu sei que de alguma forma trabalhos bons são recompensados, isto é, as pessoas que gostam do seu trabalho de alguma forma querem ajudar, isso acontece muito em canais do YouTube e
      alguns recebem dos fans alguma monetização para isso.
      • Mas não é a minha visão pela qual escrevo e penso. O que eu penso é "Só quero dar a comunidade alguns conhecimentos que recebi e se as pessoas acharem bom e ótimo, eu ficaria feliz em ajudar", mas é só isso.
  3. Isso poderia permitir com que o LibreOffice tivesse "maior autoridade em termos de mercado." - falo disso em termos de “conteúdo exclusivo, dicas exclusivas” o que você encontra em coisas como Trello, Evernote etc. Acredito que o LibreOffice é um ótimo software, porém alguns conteúdos como digo não são exclusivos do LibreOffice. Quero que o LibreOffice tenha maior destaque e seja algo memorável. De fato, ele é - o que eu estou fazendo aqui, é só aumentar ainda mais esse valor.

6. Custo sobre tudo isso

Não teria custo nenhum

7. Uma visão geral sobre tudo isso

  • Podíamos ter categorias como “tutorial impress”, “tutorial writer”, “tutorial calc” etc…
  • Títulos da postagem devem ser descritivos “Ensinando a utilizar as formas do Writer” etc
1 Like

Olá @yeron50201, @FelipeAle, já tenho este sentimento de divulgação a anos, no sentido de agregar Informações novas, Dicas e Tutoriais. Prova disso é este site sobre tudo que saiu mas Revistas BrOffice e LibreOffice Magazine MundoLibre.

Em 2017 quando a Revista LibreOffice Magazine, deixou de ser publicada, levantei a questão de um Blog. para ir sendo continuadas as publicação independente de fazer um volume ( Revista ). A medida que houve as Dicas ou Tutoriais, seria divulgadas. Mas não houve progresso.

Sobre vídeos, também não sou fã, a maioria esta tentando monetarização, é uma insistência muito grande para assinar o canal, prefiro texto onde eu sigo conforme vou entendendo, e não pela velocidade do vídeo.

Sobre o Telegram mencionado, também acompanho, o problema é localizar algo que foi mencionado, para recorrer a dica dada.

1 Like

Seus pontos de vista e observações acredito serem reais e verdadeiras, eu sinto tudo isso que você disse. Por isso, na minha “solução” seria colocar os tutoriais e dicas aqui. Em parte pois os usuários já estão aqui mesmo, então apresentar isso é só um ponto de apoio e conexão que acho que faz todo sentido. Boa parte das pessoas que são iniciantes já tem cadastro aqui pelo que eu vi, então se a gente aproximar “dicas exclusivas e conteúdo exclusivo aqui” estamos de fato ajudando de forma eficiente o LibreOffice do que seria com um canal do YouTube ou ainda com um blog ou mesmo com o Telegram. Além disso, boa parte desse site todo mundo conhece, quando falo do site, refiro-me esse daqui, a interface é muito agradável e limpa.

1 Like

Já existem dois canais que fazem isso, com foco direto no aprendizado do iniciante ao avançado:

Canal do Jessé Moreira, com excelente conteúdo e dividido por Playlists (Writer, Impress, Calc)

E, o Canal Aprendendo com Vídeos, que tem playlists muito bem divididas, além de possuir um ótimo conteúdo sobre macros para usuários iniciantes, principalmente.

Inclusive, há um grupo no Telegram, com Administradores independentes, o qual trata apenas de temas/dúvidas sobre o LibreOffice, em geral.

1 Like

Olá, tudo bem Felipe?
Eu melhorei o texto, fiz algumas correções. Ter um canal do YouTube é algo que eu queria fazer, mas é algo que eu arquivei no momento. Você viu a minha nova atualização do texto e meus “pontos de vista” novos?

Não sei se entendi ainda esse ponto. Mas, ao que me parece, deseja escrever em uma espécie de blog, certo?

Creio que seria de boa ajuda aqui.

Ou no próprio blog do LibreOffice.

Eu, particularmente uso muito a ajuda online do site oficial, e sei que precisa de constante atualização.

Talvez, o que falte, seja apenas um pouco mais de divulgação do Blog Oficial, e uma categoria apenas para tutoriais, por exemplo.

1 Like
  1. Seria uma espécie de blog ;D vc está certo nisso, mas é um pouco distante dessa ideia. No sentido que muitas vezes um blog pertence a mim ou alguma pessoa, minha ideia ao escrever aqui é que vocês ou mesmo a comunidade do LibreOffice tenha sempre um conteúdo atualizado e constante e um conteúdo exclusivo. Eu não preciso ser necessariamente uma pessoa com autoridade para escrever, o que é ótimo de início para quem gosta muito do LibreOffice e quer ajudar.

  2. Falei sobre “autoridade de conteúdo”, pois blogs e canais do YouTube geralmente focam com esse objetivo. Porém, sites como fórum ou mesmo apenas sites de pergunta e resposta, geralmente são “bases de conhecimento”, ou seja, eles não focam em criar pessoas que são “autoridades no conteúdo”, pelo contrário o objetivo principal é facilitar o conhecimento ou acesso a informação ou ainda a pesquisa sobre determinados assuntos. Ao escrever tutorais aqui, eu estou só facilitando o acesso a informação sobre o LibreOffice ou os conhecimentos que são necessários ou são a base para fazer algo com o LibreOffice. Quando eu falo de fazer algo “humanizado”, falo de escrever numa linguagem coloquial, uma linguagem fácil e que todo mundo entenda. Algo que você vê em blogs ou canais do YouTube. O que acredito que como a gente fala “mais fácil” as pessoas entendem e podem gostar mais do LibreOffice facilmente do que seria “com uma linguagem técnica”.

Você disse isso

“Eu, particularmente uso muito a ajuda online do site oficial, e sei que precisa de constante atualização.”

  • Eu sinto isso com o site oficial também. Assim, como sinto em canais do YouTube, blogs entre outros sites que falam de software livre ou de código aberto. O que eu percebo é o mesmo que você disse, “precisa de constante atualização”, o que percebo é “nem sempre o conteúdo é constante, atualizado” haja vista que boa parte desses canais não foca exclusivamente em LibreOffice.
1 Like

Há muitos canais possíveis: Páginas wiki, Blog, Ask, You Tube, Facebook, Linkedin, Twiter, Telegram e o “escambau”. Todos são acessíveis pela comunidade. Também temos os sites de documentação

Eu não tenho preferencia e sei que não existe uma solução que atenda a todos.

Mas eu concordo que a dispersão de canais prejudica. Em geral um ponto de entrada seria o ideal.

Escolham um dos acessoa acima e publiquem.

Obs: Temos um blog para a comunidade Brasileira em
LibreOffice Brasil Blog

2 Likes

Ola @ohallot, fico contente em ter participado, estamos levantando a questão de ter fácil acesso e fácil publicação. A Documentação , Estante LibreOffice e LibreOffice Brasil Blog , são Oficiais mas o usuário comum não tem acesso para inclusão, e até concordo em não liberar, as Publicações sairiam fora das normas/qualidade que esta atualmente, com certeza. Então parece que estamos chegando em um consenso que o Ask, no momento, por já ser conhecido, e sempre chegando gente nova querendo aprender, é a melhor opção.

1 Like