Preenchimento Automatico

Olá,

Seu bem leigo em planilhas, aprendendo agora.
Não soube como pesquisar o meu tipo de duvida por isso envio essa pergunta.

Vou explicar a situação.

Tenho um planilha na qual insiro vários dados com ralação a projetos de automação, a planilha possui varias abas e cada uma delas diz respeito ao dispositivo que devo utilizar. Atualmente preencho aba por aba mas isso é ruim pois tenho que ficar conferindo se não estou repetindo canal etc.

A ideia foi criar uma aba de cadastro, onde eu insira todos os dados do projeto, dessa forma posso ter uma visão geral.
Gostaria que as abas sejam preenchidas automaticamente, sem repetir, de acordo com seu item especifico.

Então quando eu colocar no cadastro “pulsador” esse item apareça na aba “pulsadores” com todas as informações que foram inseridas, o mesmo para “sensores” etc. O problema que o item pode repetir varias vezes pois irão vários do mesmo modelo no projeto.

Tentamos fazer abas indiretas da forma que eu posso selecionar o item de acordo com o dispositivo.
Ex: Pulsadores tenho a opção> PU 4x2 3T; PU 4x2 1T; PU 4x4 6T etc.
O mesmo é para KP, sensorer, infravermlhos etc.

Fico aberto a ideias.
Grato pela atenção

Vou deixar o link da planilha, acho que ficará mais fácil de compreender o que estamos tendo fazer. A planilha esta bagunçada mas é um exemplo de projeto.

Ola @LucasCarrega, seja bem vindo ao Grupo.

Expondo meu ponto de vista: pelo que entendi…

1. Em um Banco de Dados, teria toda a lista de Materiais disponíveis para uso (em estoque ou não);
  2. Em outra aba Listaria todos os Materiais necessários para a obra (orçamento), com base no Banco de Dados;
  3. Após finalizada o “orçamento” da obra esta lista seria arquivada para posterior consulta.

Creio que assim, teria facilmente listagem por obra e possível levantamento por tipo de material.

Verdade essa forma é mais fácil mesmo.
Então acho que deveria criar um banco de dados comum a todas as planilhas de clientes, deixar esse banco de dados no servidor e ir buscar os itens lá.

Uma coisa que preciso adicionar é as abas com seus “produtos” separados pois na execução do projeto sigo essa planilha. Se eu puder consultar em cada aba a quantidade, endereçamento dos modulos etc. fica bem mais fácil.
Como posso fazer essas duas coisas? Banco de dados externo e ver nas abas?
Grato

@LucasCarrega, talvez não em abas separadas, pode ser uma com a opção de AutoFiltro para selecionar o desejado. Estou com tempo disponível, posso ajudar, OK.

O que o Sr sugeriria, começar pelo banco de dados? Depois é possível consultar o mesmo a partir de outros arquivos?
Esse banco de dados pode ser dinâmico?

Não sei o volume de projetos, mas de inicio sugiro trabalhar em um só arquivo, Banco de dados e Projetos, para sentir/encontrar problemas na execução.