Problema de visualização ou Bug mesmo?

Prezados, Bom dia,

Eu venho enfrentando um problema por vezes chato apenas, que é uma falha na visualização das células onde se é aplicada uma fórmula, quando pressionado a tecla F2. Ocorre que na aba Relatórios, célula F5, tem uma fórmula de soma de itens lançados na aba Empenhos, iniciando na coluna J na linha 5, e seguindo somando células adjacentes até a coluna V na linha 1445, e subsequentemente nas linhas 6, 7, 8 e assim por diante.

Mas a visualização das linhas e células requisitadas na soma mostra normalmente até a coluna L, linha 1085, daí em diante a visualização simplesmente some, APESAR de somar corretamente os valores.

Utilizo o LibreOffice em português BR, versão 7.6.6.3 no Windows 7 Pro com service pack 1 no trabalho, mas também ocorre em qualquer outra versão do Windows, como por exemplo o Windows 11 64 bits que tenho em casa.

A Planilha segue em link da plataforma WeTransfer para avaliação, pois o site não está permitindo subir como anexo, reclamando de tamanho do arquivo (tem somente 1.12mb).

Alguém tem alguma dúvida sobre o que pode estar acontecendo?

Fico grato desde já.

Sobre a visualização da formula quando, usado F2, a largura da janela aberta, para mostrar a formula é o dobro da distancia desta célula até o inicio da visão da tela.

Complementando a questão:

Quando seleciono o F2 na aba EMP_RESUMO, e ele mostra a fórmula, eu vou na aba EMPENHOS, e são mostradas as células que fazem parte da fórmula. Mas somente destaca as células que fazem parte da fórmula até a linha 1085, daí em diante os destaques das células “somem”…

Mas a somatória dos itens é feita corretamente… É só uma questão visual, à princípio… E aí, se eu quero conferir se todas as células estão entrando na soma corretamente, eu preciso copiar a fórmula para um editor de texto, e comparar manualmente, em vez de simplesmente olhar os destaques direto na planilha…

Acho que não e bug, mais o límite de 128 elementos mostrados.

Não estudei a sua planilha, mais (tal vez) tenha alguma maneira de resolver modificando o design para ter células contiguas (contiguas é português?).

1 Like

Olá, @LeroyG

A somatória precisa ser feita com o design na horizontal, pois é uma lista de produto, um em cada linha, cada coluna representando uma data de pedido, dentro de um mês. E várias “autorizações” de fornecimento ao longo do ano, em todos os meses… Daí o layout da planilha ser como é, foi a melhor forma que encontrei para controlar todos estes dados.

Mas é apenas um detalhe visual, que dá um pouco mais de trabalho pra conferir, mas que de qualquer forma a somatória é feita corretamente

Mas agradeço pelo retorno, de qualquer forma.

1 Like