Problemas com função ÉERRO e ÉNÚM

Olá a todos
Mais um pedido de ajuda.
Estou já farto de não conseguir usar as funções ÉERRO e ÉNÚM e precisava de saber o que estarei a fazer de errado. Anexo pequeno exemplo. A ideia é obter a posição de determinada palavra no texto, para depois sacar o texto à sua esquerda para outra célula. Só que a função para evitar o erro se a palavra não estiver no texto, ou se possui um número nunca funciona. Trata-se de uma folha de dados enorme, daí a necessidade de automatização.

Versão 7.6.2.1 PT-PT
exemplo 2.ods (16.3 KB)

Ola @NFonseca , por algum motivo a função ÉERRO, ficou em minúsculo, não sei o motivo. E a função ÉNÚM, esta errada é ÉNUM, só acento no E.

exemplo 2_GS.ods (13.0 KB)

1 Like

Ok. ÉNUM estava mal digitado. Mas possivelmente aí é que reside o problema. Porque sempre que digito uma das funções mencionadas em maiúsculas. o software assume corrige sempre para minúsculas. ÉERRO também acontece. Já LOCALIZAR e SE não acontece. Do que eu entendi, isso acontece sempre que a fórmula dá erro. Será esse o problema?

Finalmente descobri o erro no´ÉERRO ( bom trocadilho lol )Falta um ponto entre o É e o ERRO, bem como no ÉNÚM também. É o que dá trabalhar com monitores minúsculos e o libreoffice não permitir fazer zoom da linha de entrada. Deveria ser algo a rever em futuras revisões. Só notei quando analisei o exemplo que me enviaste.
Obrigado

Ola @NFonseca não tem ponto após o É.

Que idioma esta usando, eu uso Português Brasil.


Ok…
Em Português Portugal, tem…



Sobre o zoom de F2 e faça alteração diretamente na célula.

pt-PT
É por isso que é necessário compartilhar arquivos com a fórmula de exemplo.
Não precisa de escrever as funcões em maiúsculas. Mais se ficarem en minúsculas, é porque não são função.

Deveríam ter diferenças nos nomes das funções? Cual é a razão?

Eu não sei o porquê de existirem diferenças entre os nomes das funções, mas existem e são várias. E quando consulto vídeos sobre as mesmas feitos por pessoal do Brasil, depois tenho que andar a pesquisar a correspondente em PT-PT. Quanto ao ponto, andei literalmente semanas para entender porque não funcionava. Se não fosse esta resposta ainda hoje não sabia porquê. Obrigado pela ajuda

Olá @NFonseca , creio que o LibreOffice seja desenvolvido em Inglês, por ser uma linguagem mais utilizada em programação. Quanto as traduções, por ser um software livre, cada Comunidade consegue traduzir tudo, inclusive os nomes das FUNÇÕES, então os Brasileiros acharam mais pratico as traduções que fizeram, e por sua vez os Portugueses as deles.

Mas independente da linguagem do LibreOffice, existe a opção de usar em inglês.

Em Ferramentas / Opções / LibreOffice Calc / Fórmula
marcar [ ] Utilizar nomes ingleses das funções