PROCV em 3 tipos diferentes de informação

Dilema do CALC em PROCV ***DIFÍCIL

Olá! Fiz uma tabela no calc e uma outra folha com o nome de fatura. O objectivo é que ao colocar o CÓDIGO do serviço presente na folha de serviços, na fatura apareça a designação do serviço e o preço.

Até aqui eu sei fazer. Como exemplo deixo a formula PROCV(A7;‘Base Dados’.$A$3:$C$40;2;0)

Qual é que é o meu dilema. Já andei à procura no Youtube e não encontrei nada até agora.

Na folha de serviços existe três tipos de serviços. Cada serviço ocupa 3 colunas.

1 serviço - Software (COLUNA A. B, C

2 serviço - Hardware D, E, F

3 serviço - Formações G, L, M

Na folha da fatura ao aplicar a formula deste tópico só será selecionado o serviço 1. Como faço para selecionar os três serviços? Obrigado. exemplo.ods

Ola @davidleal, faltou um arquivo modelo/exemplo, edite sua pergunta e use o ícone clipe para anexa-lo.

Fica bem mais fácil ver o problema e palpitar uma sugestão para solução.

Tem o arquivo agora adicionado.

Ola @davidleal, segue sugestão de formula.

Nomeie as três áreas dos dados

E macros novas para os 2 novos botões, que podem substituir os existentes.

arquivo do teste|attachment

ATENÇÂO:: Para dar mais detalhes a sua pergunta, use Descrição da imagem na pergunta ou Descrição da imagem abaixo. Não use Adicionar resposta para comentário. Grato.

Caso a resposta atendeu sua necessidade, por gentileza, click na bolinha Descrição da imagem a esquerda da resposta, para finalizar a pergunta.

A sugestão de incluir e excluir linha está genial! Como você fez isso? Relativamente à solução da minha questão ainda não está totalmente resolvida. Tente inserir o código 201, não aparece. Só aparece os 100 e os 300. Isto quando excluimos as linhas e voltamos a incluir com os seus botões.

@davidleal, aqui esta normal,

dados para uso

formulário

Descrição da imagem

Faça o seguinte, exclua linha com o seu botão e depois crie linha com o seu botão verde. Nessa nova linha escreva um código, ex: 101. Verá que não aparece os dados. Outra dúvida, como você fez esses botões?

Ok @davidleal, tinha erro, revi as macros e acertei para dar o desconto, na anterior não reparei nesta coluna. Troquei os botões por figuras, são mais confiáveis, há relatos e experiência própria que os botões as vezes não executam a macro corretamente.

Segui arquivo alterado.

Clique na célula ajuda para mais detalhes.

Sobre os botões coloridos, anteriores, tem opção para mudar cor nas propriedades.

@schiavinatto muito bem feito! Consegue só me explicar como fez a formula para funcionar os códigos 101, 201,301? Como é formada a formula. Obrigado.

Esta é a formula:

=SEERRO(PROCV(A6;INDIRETO(ESCOLHER(INT(A6/100);“Software”;“Hardware”;“Formatacao”));2;0);"")

Detalhando…

INT(A6/100) pega o primeiro digito de A6 neste exemplo 1

ESCOLHER(1;“Software”;“Hardware”;“Formatacao”)), com base no digito pego Escolher seleciona a Área nomeada 1a. , 2a. ou 3a. neste exemplo Software

INDIRETO(“Software”) a função INDIRETO usa só o resultado encontrado, neste caso o nome da área Software

PROCV(A6;Software);2;0), aqui é o PROCV com base na célula A6, area Software, coluna 2, exato

SEERRO(resultadodoProcv);"") aqui é só para não deixar sujeira (erro) na planilha, se o resultado for um erro, é substituido po “” (branco).

Espero que a explicação esteja clara, Gilberto

Muito bom! Obrigado pela ajuda e pela explicação.