Qual a forma mais simples de importar um arquivo padrão em arquivo qualquer .odt

Olá.
Esta é a minha primeira interação aqui. Agradeço de ante mão a oportunidade de compartilhar com os Srs e Sras minha dúvida.

Trabalho com controle de apostilas (.odt) em uma instituição de ensino. Recentemente foi criado um template de diagramação, contempla configuração de páginas, cabeçalhos e rodapés, estilos de fonte.

Agora estou tendo que converter todos os arquivos antigos para o novo template. Porém estou demandando muito tempo.

Como procedo:
Abro os dois arquivos, apostila antiga e template novo.
Copio, sem formatação, o conteúdo da apostila antiga no template novo e vou aplicando os estilos.

Problema encontrado: caso eu selecione todo o conteúdo da apostila antiga e copie no template novo, perco as figuras que estão conteúdo, depois tenho que repassar figura por figura, copiando e colando.

Gostaria de um auxílio quanto a ideias e funcionalidades que poderão me auxiliar.

Agradeço desde já.

Olá @tomascaldastbc, uso muito pouco o Writer, minha praia é o Calc, eu tentaria, em uma copia do seu template novo, usaria o comando: Inserir / Texto de um arquivo, selecione o arquivo e Abrir. Ira trazer o arquivo completo. Quanto a formatação, fico devendo…mas acredito que ao inserir o texto, ele ira assumir a formatação do arquivo, se os estilos tiverem os mesmos nomes… ATENÇÃO NÃO TENHO CERTEZA, como disse uso pouco o Writer…

Tente usar o colar especial e a opção Rich text formatting (RTF). Vem as figuras e as formatações junto… Teste as demais opções no colar especial também. Em se tratando de importação de um documento para outro as vezes é bom jogar o texto sem formatação e depois colar as figuras, gráficos e montar as tabelas. Isso pode parecer trabalhoso mas evita dores de cabeça.