Uma visão futurista e revolucionária do LibreOffice, algo muito interessante

  • Achei algo muito interessante pessoal tava navegando pelo site Deviantart e encontrei esse vários mockups do LibreOffice - Confesso que acho muito futurista e revolucionário essas ideias e queria mostrar isso para vocês.
  • Inicialmente, reunir alguns links de materiais na internet que estão tentando aperfeiçoar ainda mais o LibreOffice.
  • Achei esse trabalho incrível e o objetivo desse post é mostrar algumas dessas ideias. Acho válido todo mundo tentar ajudar de alguma forma o LibreOffice seja respondendo dúvidas, ajudando com novos recursos, testando o software ou até mesmo pensando em novos designs
Notas
  1. O que vocês acham desses mockups, será que o LibreOffice já pensou algo assim?
  2. Outra dúvida, onde posso perguntar sobre design para a equipe do LibreOffice para compartilhar essas ideias que encontrei de mockups?
  3. Se puderem ler e responder com algum feedback ficaria feliz ;D
  4. Reunir vários mockups que várias pessoas estão fazendo para tornar o LibreOffice ainda melhor, com maior design

mockup 1

mockup 2

mockup 3

mockup 4


mockup 5

Referências de pesquisa

Interessante! Mas parece que é mais uma mudança no visual do programa, na UI, do que em funcionalidades do programa em si, certo? Talvez valha a pena compartilhar com o pessoal do projeto.

3 Likes

Paulo José é um designer mineiro e foi o criador dos ícones dos módulos do LibreOffice. Já se tentou mudar os ícones, mas acaba que o design do Paulo não é superado (nem mesmo por ele, mais tarde)

Veja o trabalho dele em User:Paulojose - The Document Foundation Wiki

2 Likes

1 - É parecido ao Scribus mas pior
2 - É uma boa ideia para implementar no LibreOffice Marte
3 - Já existe no LibreOffice é só vc pesquisar;
4 - Grande Dj! Bom para baladas!
5 - Não faz sentido!

O LibreOffice já oferece várias alternativas inclusive parecidas ao Office! Eu gosto do LO como ele é! É verdade que o Office tem um aspeto mais atrativo, mas o LO oferece uma alternativa bastante viável!

Esta é a minha versão - Redirecting...

1 Like

Olá, tudo bem David?

Eu acessei teu link e achei bem interessante sua versão, seu ponto de vista achei bem válido para cada mockup que coloquei aqui

1 Like

Olá, tudo bem Olivier Hallot?

Que interessante isso que vc disse sobre o design de Paulo José.

1 Like

Olá, tudo bem Victor?

  1. Se você pudesse compartilhar para o pessoal do projeto ficaria feliz, eu mesmo não sei onde posso contatá-los.
  2. Inclusive fiquei com essa dúvida de como contatar o pessoal depois de reunir esse material inicial que fala dessa “visão futurista e revolucionária”, eu falo entre aspas pois acho as ideias bem legais e originais, porém teria que ver com as pessoas de design essa parte ui/ux se faz sentido e é válido e interessante também.
  3. Sobre isso, creio que valha apena compartilhar, pois é algo bem interessante vc ver se as ideias são boas e válidas ou não
  4. Porém como disse, acho bem legal ter a visão de mais pessoas nisso. só não sei como contatá-los e se você souber ficaria feliz caso possa fazer isso
  5. Achei bem legal teu comentário junto com os demais

Exercícios de interface são realmente fascinantes! O projeto inkscape se modernizou muito na interface quando decidiu habilitar temas e incluiu um tema escuro.

O projeto Audacity apesar de excelente não tem uma interface tão atraente! O projeto LibreCAD vai ter uma adição importante de temas novos e de tema escuro. Acho sua proposta valida! Vou ver se descubro alguma forma de passar suas propostas de tela pro pessoal do projeto.

Estas propostas são pra Windows, Linux ou MacOS? Você tem mais telas de outras partes do sistema ou só as que vc postou? Abraços

1 Like
  1. Victor, eu não sou autor desses designs vamos dizer assim.
  2. O que eu fiz Victor, foi reunir a proposta de vários usuários do Deviantart que pensam melhorar o LibreOffice.
  3. Consultando os links que referi aqui as propostas seriam para o LibreOffice de forma geral. O que inclui Windows, Linux e MacOs.
  4. Sensacional teu comentário sobre Audacity, LibreCAD e Inkscape. Vendo o teu comentário e refletindo um pouco mais, creio que o software livre ou mesmo softwares públicos, de código aberto de forma geral evoluem com o tempo. 4.1 - Um dos softwares que gosto muito e acho bonito visualmente e é de código aberto é o ShareX, ele permite você fazer gifs e também a gravar a tela. É um exemplo de um software com uma interface simples, minimalista e com um ótimas funcionalidades. É um projeto que evoluiu com o tempo assim como no caso do Inkscape que você mencionou. Quero dizer, quando eu falo “evoluiu com o tempo”, seria o fato dele ser moderno como você tinha dito do projeto Inkscape. Falei do projeto ShareX pois acredito que seja semelhante ao caso do Inkscape, ou seja, tem características muito próximas do que você disse.
  5. Eu tenho somente essas partes que postei, que na verdade são dos autores desses designs incríveis que coloquei como referência bibliográfica.
1 Like

Pessoal, como estão? O que acham dessa ideia? @victorwestmann @davidleal @ohallot
Vocês que amam interface gráfica, tava pensando nisso

Gostaria de saber o que vocês acham, fiz essa interface de usuário hoje.

foto 1

foto 2

Descrição da imagem

Então, essa seria a interface mínima, na interface mínima você teria apenas os botões mais comuns, fiquei inspirado no Google Docs e queria ter algo semelhante no LibreOffice, quem veio do Google Docs poderia gostar muito do LibreOffice Writer com essa opção de interface de usuário. É bem parecida com as interfaces de usuário já existentes como a Barra única, Barra compacta, Barra agrupada compacta, Barra contextual. Bem a diferença seria essas 3:

  1. A barra mínima ou minimal toolbar é uma barra com a seguinte característica: é uma barra de menu agrupada de forma compacta, única e contextual. Parece ser algo estranho, porém minha ideia é foi pegar essas as ideias anteriores, ou melhor juntar os conceitos da Barra única, Barra agrupada compacta, Barra contextual, Barra contextual única em um novo e único conceito. Isso seria semelhante a barra que você vê no Google Docs quando está editando algum documento.
  2. A segunda característica que é bem interessante é que ela tem um slide para esquerda e para a direita, isso é necessário para exibir todos os ícones de menu sempre na lateral. Minha ideia aqui, seria que o usuário não precisaria ter acesso ao menu acima, ele acessaria apenas os ícones para executar seu trabalho normalmente. Penso que essa seria uma ótima alternativa, haja vista que alguns ícones os usuários conhecem bem tal como o ícone de formatação de texto etc. Além disso, percebe-se que o usuário poderia focar apenas nos ícones que ele precisa para executar seu trabalho normalmente ou melhor para formatar seu texto da melhor forma possível. Talvez esteja errado, talvez esteja certo de alguma forma essa seria minha interface de usuário preferida, pois é parecida com o Google Docs que é algo que eu geralmente utilizo quando preciso compartilhar algum documento específico ou ainda quando a maior parte das pessoas chama-me para editar algo na web.
  3. Eu tentei focar na ideia do KISS - “Keep It Simple, Stupid” isto é “Manter algo fácil, simples” em termos de design.
  4. Outra inovação, diferença das barras anteriores é que aqui você poderia remover os ícones, customizar da forma como acha interessante, é claro que essa seria uma opção de customização da barra mínima, por padrão essa barra minimal ficaria como demonstro na foto. Porém, caso o usuário queira mudar, ele teria essa opção.

FAQ?

  1. Isso poderia ser aplicado em quais programas do LibreOffice?
    R- Isso poderia ser aplicado no Writer, Calc, Impress, Draw, Math, Base.

  2. Você está cobrando algum custo, licença dessa ideia, design?
    R- Não, é gratuito, aberto.

  3. É da sua autoria?
    R- Sim em teoria, assim, podem ter pessoas que já pensaram o mesmo. Na verdade, fiz algumas pesquisas e alguns usuários já pensaram em algo assim no LibreOffice no passado, porém não tinha encontrado ainda algum material de ui - user interface que demonstrasse essa ideia. Então, parte dessa ideia é minha e parte é dos usuários, é uma ideia inicial e de rascunho. Porém, acredito ser de alguma forma inovadora, diferente e única.

  4. Como você criou a interface de usuário?
    R- Figma, Kiss.

Notas

  1. É apenas algumas sugestões visuais ou melhorias que queria implementar no LibreOffice.
  2. As barras anteriores não são ruins, o que apresento aqui é só mais uma opção, mais uma liberdade de usuário, vamos dizer assim, para ele(o usuário) decidir como customizar o LibreOffice além das barras de menu anteriores.
  3. Quando você aproxima o curso sobre o menu da barra minimal a área onde o cursor está fica na cor azul, destacando o menu que pode ser clicado, algo que já acontece nas barras de menu anteriores.
  4. É possível reposicionar o menu da barra minimal, haja vista que o menu pode ser fixo ou não. Ou seja, posso posicionar o menu para a esquerda ou direita - isto é na lateral(esquerda), lateral(direita) ou posso posicionar para cima ou para baixo. A opção padrão é que o menu fique fixo para acima como o mostrado na foto.
  5. A opção de remover ou adicionar um ícone é algo que já vem com algumas barras de menu anteriores, aqui na barra minimal aproveitamos esse mesmo recurso, então o usuário pode escolher quais ícones ficam na barra de menu minimal.
  6. Na barra de menu minimal é possível reorganizar o menu contexto, aquele menu que aparece quando você clica no botão direito na área do documento.
  7. É possível organizar as teclas de atalho ou eventos na barra de menu minimal.

essas seriam outras ideias, designs

foto 1

foto 2

Notas

  1. Alguns recursos visuais podem não está disponíveis no LibreOffice.
  2. Algumas recursos são inspirados no que é melhor do “Word”, “Google Docs” para o LibreOffice.
  3. Na minha opinião isso faria o LibreOffice ser o melhor software do mundo. Eu estou tentando criar muitas consistências de design para o LibreOffice aqui como podem ver.
Referências

Qual é o software que voce usa pra montar estas telas com novas propostas na interface?
Já pensou em se registrar no time do LibreOffice para dar estas opiniões? Talvez alguma delas possa emplacar. Nunca se sabe!

1 Like

Olá, @victorwestmann muito obrigado pelo seu comentário, fico muito animado quando vejo algum comentário.

1. Qual é o software que você usa pra montar estas telas com novas propostas na interface?

Foram 2 softwares: Mspaint e Figma.

2. Já pensou em se registrar no time do LibreOffice para dar estas opiniões?

Sim, já pensei em se registrar no time do LibreOffice, só não sei como fazer isso. Se alguém tivesse alguma informação nesse sentido, talvez pudesse ajudar-me ou a outros usuários que querem de alguma forma melhorar o LibreOffice eu ficaria feliz.