Estou criando um documento usando mala direta.
Tenho um banco de dados em uma planilha odt e um formulario a ser preenchido automaticamente. Ocorre que alguns campos são do tipo ‘booleanos’, e que são preenchidos apenas com ‘X’, por ex, um campo, no formulário do writer, escrito ‘feminino’ e outro escrito ‘masculino’, sendo que somente um deles deverá ser preenchido com ‘X’.
Já no banco de dados, a informação fornecida é numa coluna ‘sexo’, que pode conter ou a palavra ‘feminino’ ou a palavra ‘masculino’.
O que eu preciso fazer, portanto, é criar um campo de mesclagem que leia o texto contido no banco e decida qual dos campos no formulário (no writer) será preenchido com ‘x’ e qual ficará em branco. Se eu pudesse, simplesmente alteraria o formulário, substituindo os dois campos ‘masculino’ e ‘feminino’ por apenas um, a ser preenchido com os valores contidos na coluna ‘sexo’. Mas acontece que eu não posso alterar este formulário, porque ele deve seguir estritamente a forma que foi feita para ser enviado a um órgão governamental. Além disso, eu poderia alterar a estrutura da planilha do banco de dados, criando duas colunas ‘masculino’ e ‘feminino’ a serem preenchidas com ‘x’, já no banco, em vez de uma ‘sexo’. Mas isso também não seria viável, já que essa planilha banco é uma planilha .csv exportada por um sistema…
Eu pesquisei, mas não encontrei nada, então sequer sei se isso é possível de se fazer no libreoffice