Validação de CPF direto na caixa de texto do diálogo, antes de gravar o dado na planilha

Caros, Bom dia,

A um tempo atrás, desenvolvendo uma planilha de cadastro de clientes que inclusive já deixei disponibilizada para uso aqui, me deparei com uma função que enxergo ser importante para a criação de novos cadastros: a validação do CPF informado, antes de ser gravado na planilha. Eu encontrei uma fórmula que pode ser usada diretamente na célula na planilha, mas como trabalho com caixas de diálogo, cujo dado informado vai dentro de uma caixa de texto, gostaria de saber se essa fórmula abaixo pode ser migrada para uma macro, para rodar quando fosse alterado o estado da caixa de texto:

SE(A1="";""; MOD( SE(EXT.TEXTO(A1;1;1)=0;0;(EXT.TEXTO(A1;1;1)*1)) + SE(EXT.TEXTO(A1;2;1)=0;0;(EXT.TEXTO(A1;2;1)*2)) + SE(EXT.TEXTO(A1;3;1)=0;0;(EXT.TEXTO(A1;3;1)*3)) + (EXT.TEXTO(A1;4;1)*4) + (EXT.TEXTO(A1;5;1)*5) + (EXT.TEXTO(A1;6;1)*6) + (EXT.TEXTO(A1;7;1)*7) + (EXT.TEXTO(A1;8;1)*8) + (EXT.TEXTO(A1;9;1)*9) ; 11) & MOD((EXT.TEXTO(A1;2;1)*1) + (EXT.TEXTO(A1;3;1)*2) + (EXT.TEXTO(A1;4;1)*3) + (EXT.TEXTO(A1;5;1)*4) + (EXT.TEXTO(A1;6;1)*5) + (EXT.TEXTO(A1;7;1)*6) + (EXT.TEXTO(A1;8;1)*7) + (EXT.TEXTO(A1;9;1)*8) + (EXT.TEXTO(A1;10;1)*9) ; 11) = EXT.TEXTO(A1;10;2) )

A planilha em questão é o documento abaixo:

00.Cadastro de Clientes v1.4.1.2 - (Para o AskLibreOffice).ods (310.3 KB)

E a alteração seria apenas para a tela de cadastro de clientes

Desde já agradeço pela valorosa ajuda de todos.

Att,

Não sei como fazer, mas tenho esta sugestão.

No campo CPF ter uma macro ligada ao evento “conteúdo alterado” ela confere os dígitos se certo, nada faz, se errado deleta o campo digitado, e da mensagem de erro.

A macro não precisaria calcular os dígitos, poderia usar a comparação de duas células, uma com o valor digitado e outra com o valor calculado.