Adicionar/Restaurar fórmula em outra célula conforme valor de outra

Gostaria de saber se é possível fazer isso.

Tenho na célula A1 uma lista de validação com os valores Hoje e Definir data. Quando seleciono Hoje, as demais fórmulas da planilha são executadas pegando a data do dia com a função HOJE(). Porém eu criei (ou queria criar) uma “firula” visual, no estilo exibir campo quando selecionar outro. Tenho em A3 e A4 as seguintes fórmulas:

A3
=SES(A1=“Hoje”;"";A1=“Definir data”;“Data”)

A4
=SES(A1=“Hoje”;"";A1=“Definir data”;"…")

Aqui quando escolho Hoje em A1, A3 e A4 ficam em branco. Porém quando escolho Definir data, aparece o texto Data em A3 como se fosse uma label e em A4 aparece … (3 pontinhos) onde seria o campo para digitar a data para execução das demais fórmulas da planilha. Até aqui funciona legal, o que eu querisa saber é o seguinte. Suponhamos que eu tenha escolhido Definir data em A1, os campos “ocultos” (A3 e A4) aparecem, eu entro com uma data em A4 (que já possuí uma fórmula). Caso eu escolha novamente em A1 o valor Hoje, A3 desaparece, porém A4 fica pois eu matei a fórmula ao digitar a data. Tem algum meio que quando eu sempre escolher Hoje em A1, a fórmula de A4 ser restaurada de alguma forma para que a data digitada desapareça?

Espero ter me explicado

Segue uma sugestão por Macro e ligado a Eventos de Planilha ) Conteúdo alterado.

Se Escolher Hoje em A4 é inserido a data atual, se escolher Definir data, abrira um Box para inclusão da data obedecendo DD/MM/AA.

Então em suas formulas dependente desta usar a célula A4 como referencia.

LeandroRodrigues.ods (11.0 KB)

Complemento

Arquivo revisado…
LeandroRodrigues.ods (11.0 KB)

Complemento 2

Arquivo revisado 2 …
LeandroRodrigues.ods (11.1 KB)

Bom dia Schiavinatto! Baixei o arquivo e abri, apareceu a seguinte mensagem de erro. Sabe dizer o que é?
Capturar2

Mesmo com a mensagem de erro, executei aqui. A proposta é muito boa. Teria como mudar o padrão do ano para 4 dígitos? E não sei se tem relação com o erro, mas ao digitar a data desejada e clicar em OK, o valor é adicionado em G11 e não em A4.
Capturar3

Vide Complemente em minha resposta acima.

Irei dar uma olhada agora. Só uma pergunta, a linha Execute “InsertCurrentDate” na macro coloca o ano apenas com 2 dígitos, tem como mudar para 4 dígitos?

Ok, corrigido vide Complemento 2, acima.

Obrigado! Vou testar na planilha que estou trabalhando. Logo dou um feedback

Schiavinatto, poderia dar uma olhada no meu arquivo? Copiei a macro para meu arquivo, mudei as referências das células, mas não funcionou. O que eu preciso fazer/mudar na macro ou arquivo quando eu mudar o local das informações? Eu ainda irei estruturar o layout de exibição da planilha.

Desenvolvimento 2022.ods (25.8 KB)

Só falta ligar a Macro ao Evento de Planilha…

Na aba Dashboard, clique direito, Eventos de planilha, selecione Conteúdo alterado clique em Macro, selecione seu arquivo, abra a pasta Module1, selecione a Macro AlteredContentCell, Ok, OK, Salvar.

@schiavinatto dê uma olhada por favor no arquivo em anexo. Eu comecei a estruturar visualmente a Tela_Inicial, porém a macro que você criou ao escolher a opção de data na caixa suspensa não está funcionando. Já liguei a macro no eventos de planilha, alterei as referências das células na macro e não funciona. Onde estou errando?

Plan_Desenvolvimento.ods (54.3 KB)

Só acertar esta linha, da macro … de 4

If Right(oCelula.AbsoluteName,4) = “$B$17” Then

para 5 ($B$17 tem 5 caracteres )

If Right(oCelula.AbsoluteName,5) = “$B$17” Then

1 Like