Saudações!!
Como posso impedir os usuários de mudarem as formatações condicionais??
Todo dia preciso refazer as regras pois algum usuário modificou uma célula específica.
Obrigado.
Segue a planilha de exemplo:
Saudações!!
Como posso impedir os usuários de mudarem as formatações condicionais??
Todo dia preciso refazer as regras pois algum usuário modificou uma célula específica.
Obrigado.
Segue a planilha de exemplo:
Ola @leobbernardi, seja bem vindo ao Grupo,
Se for um campo calculado, sem intervenção manual, é só proteger a planilha.
Se for campo de preenchimento, que possa ser por validação, também protegendo resolve.
Agora se for campo de preenchimento manual, é mais difícil, talvez… por macro … não tenho certeza.
Poste um exemplo do arquivo, em uma nuvem, e passe o link, para vermos a situação…
Muito obrigado Gilberto.
Tenho tanto calculado quanto preenchimento manual.
Vou criar uma vazia aqui e já posto.
Ola @leobbernardi, pelo que vi no arquivo, se for digitação, não há problema, mas como diz na planilha “ENTRADA MANUAL OU COLADO DO PROGRAMA” o problema é se for colado ele quebra a Formatação Condicional. Tenta convencer o pessoal a só digitar!
Veja uma solução alternativa MODELO CONTROLE DE CONTATOS_GS.ods, na Plan2.
Olá @leobbernardi
Siga os seguintes passos (simulados)
1.Amostra para simulação
2.Selecione todas as células que deverão ser preenchidas, e desbloqueie as mesmas em "formatar / Células / Proteção da Célula
3.Proteja a aba, com ou sem senha, deixando as atribuições conforme suas necessidades.
4.Note que, mesmo que a célula esteja desbloqueada, não é possível alterar sua formatação condicional.
Obs.: infelizmente ao ser realizado procedimentos de “copiar e colar” em células com formatação condicional, o libre office cria novas “ranges” com as mesmas formatações, deixando seu arquivo mais pesado. O correto é entrar no Gerenciamento da condição que precise ser alterada, e adicionar a nov range à mesa condição já criada.
Muito obrigado Conrado.
Vou testar no meu modelo aqui em casa.
Esqueci de comentar sobre a colagem, se essa colagem for de fonte externa, também vai mudar as rages?
Se for, é exatamente o que passo. Todo plantão tenho que reescrever as rages das condicionais pois estão saltadas e/ou especificadas a uma celula, ou com várias duplicatas das regras.
Se o usuário copiar de um programa externo, em VB por exemplo, e colar no CALC faria essa quebra das regras? Mesmo protegidas?
Neste caso, poderá perder sim as configurações.
Explicando = no momento que é realizado o Copiar, o sistema copia todo o conteúdo e formatação da célula. No momento de Colar, é colado todo o conteúdo e formatação.
Para que não seja colado a formatação, é necessário realizar com Ctrl+Shift+V (Colar especial) selecionando o item valores. Desta forma irá ser colado apenas o conteúdo.
No caso do VB, as regras permaneceriam sem alteração e sem a necessidade de fazer o colar especial
A única coisa que teria que fazer é configurar em Ferramentas / Opções / Libre Office / Segurança / Segurança de Macros / Baixa.
Desta forma a macro será executada sem problemas.
Dois caminhos… treine os usuários ou mude o esquema do seu arquivo. Formatação condicional (no meu caso, deixa o arquivo “pesado”). Mas se precisa muito por causa da apresentação de dados, creio que vc deveria usar (objetos) controle de formulário (Exibir >> Barra de ferramentas >>Controles de formulários…) para o preenchimento dos dados, assim poderia proteger a planilha de intervenção manual direta.
Muito obrigado pela resposta Beto.
Infelizmente não sou o ADM da planilha, então instruir os usuários não esta na minha alçada.
São apenas duas condicionais, não chega a refletir no desempenho.
E a planilha de controle de ligações, então também é de edição direta, mas vou tentar ver no que dá.
Caso não tenha familiaridade com controles de formulários, dê uma olhada neste vídeo e mais precisamente nos 7min e 30 segundo em diante, dá para você ter uma noção.