Como validar por meio de fórmula?

Olá amigos. Trabalho em escola e minha planilha tem o seguinte esquema: Um campo para o nome, outro campo para o sexo.
Já que quando o 1º nome termina com a letra “O” o aluno sempre será masculino e, quando o 1º nome termina com a letra “A” sempre será feminino, eu fiz uma fórmula para já acontecer a seleção certa do sexo da criança com a célula protegida. Daí, quando o 1º nome termina com outra letra, a célula onde se seleciona o sexo é desbloqueada para inserir o dado manualmente.
Eu estou querendo implementar mais uma coisa: quando o 1º nome terminar com uma dessas duas letras, não precisa aparecer mensagem nenhuma. Se terminar com outra letra, aparece uma mensagem box informando a necessidade de escolher o sexo da criança manualmente.
Minha dúvida é: como fazer isso? Eu não encontrei como faço para que a validação aconteça por meio de fórmula “SE” por exemplo. Segue o link da planilha.
https://drive.google.com/open?id=0B2FLSprMX9h0R2praExqVEhseEU
Muito obrigado.

Refazendo a resposta:
Então, seu arquivo não deu muito certo com o meu libreoffice Versão: 5.0.4.2 - win7 … (muito travamento mesmo), sem falar que na célula referente ao sexo tinha uma função SE() e ao mesmo tempo uma Validação usando Lista de valores (achei bizarro pois nunca consegui isso ao mesmo tempo). Então fiz este arquivo com uma proposta, confesso, não muito elegante. Onde, proponho uma função SE() que contempla o caractere “o” e “a” e no caso aparecer outra letra cai para uma escolha manual, mas em outra célula, refletindo logicamente no mesmo lugar. Aqui minha sugestão de implementação.

Eu tentei seguir os passos, mas não consegui resolver meu problema não. Estou mandando o link agora para você poder visualizar o funcionamento da planilha. Vincular texto

Desculpe, amigo, mandei o arquivo errado na pressa. Aqui o arquivo com um exemplo. vai um arquivo com um exemplo recursão do função SE() na validação, era só isso que eu me referia. Vou estudar seu arquivo com tempo e ver se posso ajudar. Atente para a célula B2 da Planilha.

A ideia é quase essa mesmo. Agora só falta acontecer o seguinte: quando na célula C4 do seu exemplo não for “a” ou “o”, aparecerá uma mensagem de aviso, informando que o sexo deve ser selecionado manualmente.
Obrigado

Coloque o seguinte código na célula B2 desse mesmo arquivo que te mandei. =SE(C4<>“a”;SE(C4<>“o”;“Escolha Manual>>”))

Boa trabalho!!

Perfeito Beto! Essa alternativa serve bem para o que eu queria. Muito obrigado

Bom que serviu, @Badards, por favor, assinale a minha resposta, ok?