Formatação Condicional - Usar Conjunto de Ícones em Células com Texto

Bom dia!
Sou um pouco leigo em planilhas e também no Libreoffice Calc. Estou faz alguns meses tentando montar uma planilha de controle de pedidos, mas devidos outros fatores, tive de parar com esse meu projeto e estou retomando agora. Vamos lá. Tenho uma coluna com o título STATUS onde na coluna existe uma validação de dados com uma caixa suspensa com as opções Entregue, Cancelado e Não Retirou. Gostaria de saber se existe algum jeito de usar a Formatação Condicional de Conjunto de Ícones nesta coluna que possuí textos, pois pelo pouco que entendi, parece que essa formatação só funciona com números. Existe o conjunto 4 luzes de semáforo, queria saber se tem algum jeito de quando eu selecionar Entregue apareça o ícone verde, Cancelado o ícone vermelho e Não Retirou o ícone amarelo. Agradeço se alguém puder me explicar e ajudar.

Atenciosamente,

Leandro Rodrigues

O STATUS é com base em alguma coluna, se SIM a informação pode ser automática.

Poste um arquivo exemplo, fica bem mais fácil “palpitar

Talvez de para usar “Opções de Autocorreção”, tem uma porção de figuras, lá.

2021-12-07 11-38-51

Bom dia Schiavinatto!

O STATUS é manual, não é vinculado com nenhuma outra coluna. É só para indicar se o pedido foi entregue pelo motorista, ou se foi retirado na loja pelo cliente, se o pedido foi cancelado ou se o cliente não retirou. Segue ao arquivo com alguns dados. Seria a coluna N. Ela toda está com validação de dados.
Pedidos 2022 (Desenvolvimento).ods (33.2 KB)

Segue sugestão, preenchimento manual e automático ( régras na planilha Status ).

Pedidos 2022 (Desenvolvimento).ods (34.4 KB)

Sugestões interessantes Schiavinatto. Irei analisar com mais calma na minha casa. Poderia me explicar alguns parâmetros usado na fórmula utilizada? =SERRO e ÍNDICE

Sobre a Função ÍNDICE, neste caso, esta funcionando semelhante a Função PROCV, com base na valores gerados pelas Funções SE ( 3;1 e 2 ), faz a busca na lista “Statuss” e retorna o valor equivalente da coluna 1 (neste caso coluna única, já que e uma sequencia simples 1;2;3 ).

Mais detalhes: Funções de planilha

A Função do ÍNDICE os SEs pode não encontrar um correspondente para gerar os numero 1;2;3, então na célula indicara algun tipo de erro, com a Função SEERRO, substituo a informação do erro por branco ("")

Mais detalhes: Funções de informação

Entendi schiavinatto. Consegui adaptar para o que eu queria. Quando eu escolho o tipo de status, aparece o círculo na frente.
resultado
Dependendo do sistema operacional, as figuras aparecem em preto ou deformadas, no Windows 10 e 11 as figuras aparecem coloridas, mas no Windows 7 não. Então criei o intervalo com os círculos pretos. E depois usei formatação condicional na coluna N para mudar a cor da célula conforme o status selecionado.

Desde já agradeço a força.