Inserir TABELA estilo excel

Oi, não consigo inserir tabela no Excel,preciso de ajuda, não estou satisfeita com as opções de uso, muti complicado. Pode me ajudar a inserir tabela?

1 Like

Ola @KarianeOliveira, seja bem vinda ao Grupo.

O que chama de inserir tabela ? explique melhor.

Você não esta usando o Excel, esta usando o Calc certo…

Infelizmente não existe essa “entidade” Tabela no Calc.

Já existem muitos pedidos feitos pros programadores incluírem essa opção, mas parece que seria muito trabalhoso teriam que rever todas as linhas de código do programa.
Tabela é uma das melhores utilidades do Excel, ela automaticamente define um intervalo nomeado para toda a tabela, para cada coluna da tabela. Define formatação de cor pra “zebrar” a cor das linhas e melhor de tudo quando vc digita na linha abaixo da tabela ele entende que vc vai incrementar sua tabela e transporta as formulas e formatação condicional, sem precisar fazer nada. Mas existe uma solução que vou descrever na outra resposta

Existe uma macro em python que faz essa opção de inserir a linha da tabela.
link original aqui:
https://forum.openoffice.org/en/forum/viewtopic.php?f=21&t=2350

  1. voce precisa que o libreoffice tenha instalado o pacote de macro em python. Nao precisa clicar no meu python, só precisa existir essa opção da imagem. pra ver isso va no

Menu Ferramentas > Macros > Organizar
macros > Python…

Se não existir a Opção macros em python vc precisar desistalar seu libreoffice e instalar a versão mais recente e completa.

2)Autorizar execução de macros

Menu Ferramentas > Opções > Libreoffice > Segurança

botão Segurança de macros… e deixe em média ou baixa.
Descrição da imagem

  1. baixe o arquivo da macro e descompacte:

InsertCalcRows.py

  1. copie o arquivo “InsertCalcRows.py” para essa pasta:

Linux precisar de permissão de root : /opt/libreoffice6.2/share/Scripts/python

Windows 7: C:\Program Files\LibreOffice\share\Scripts\python

Portable App

Windows: <Caminho.LibreOffice.Portable>\App\libreoffice\share\Scripts\python

  1. Adicionar atalho para a macro:

Menu Ferramentas > Personalizar > aba Teclado

em Categorias vc vai escolher Macros do Libreoffice > Macros do Libreoffice > InsertCalcRows

Macro inserir linha:

em Tecla de atalho escolha “Crtl + Insert” para o insertListRows, depois clique no botão Modificar

Macro remover linha:

em Tecla de atalho escolha “Crtl + Delete” para o removeListRows, depois clique no botão Modificar

Pronto agora vc vai preencher as celulas do calc manualmente dando o visual de uma tabela, pode usar a formatação de cor e bordas que quiser, pode inserir Autofiltro e pode inserir formulas e formatação condicional.
Então na celula da linha abaixo da sua “tabela” aperte o atalho que vc deu para o insertListRows no caso “Crtl + Insert” e ele insere uma nova linha com a mesma formatação e formulas da linha anterior.

Voce pode inserir uma linha no meio da tabela também é so selecionar a posição da celula onde quer adicionar uma linha no meio.
Descrição da imagem

obs: no caso se houver alguma coluna mesclada na sua “Tabela”, em vez de selecionar apenas uma celula embaixo da “tabela”, na linha embaixo da “tabela” vc deve selecionar a linha até a útlima coluna da tabela e apertar o atalho de inserir linha. Ele não vai mesclar a celula mas vai copiar toda a formatação.
Descrição da imagem

auto filtro:
Selecione todas as celulas da sua “Tabela”, no menu Dados > autofiltro
ou na barra de ferramentas, como na imagem:

Descrição da imagem

2 Likes

Muito bom @mrkalvin, parabéns, já adotei estas macros e adicionei em um Menu para não esquecer.

.

Descrição da imagem

Boa ídéia eu tinha adicionado como botoes na barra de ferramenta padrão.

Assim como menu é melhor, pois posso usar a barra de ferramentas como abas (nova notebookbar tipo interface ribbon). e Manter meu atalho como menu.

Estamos escrevendo páginas de ajuda para programação Python na ajuda do LibreOffice. A tradução virá em breve, mas dá pra entender bem como trabalhar com Python.

https://help.libreoffice.org/6.3/pt-BR/text/sbasic/python/main0000.html

1 Like

Acho muito complicado esta tarefa de “tabela” escrita em Python, apesar de ajudar muito os usuários. Geralmente as pessoas que vem migrando do Excel para o LibreOffice, pouquíssimo conhecimento tem sobre execução de macros, pois o Excel vem facilitando muito sua utilização sem o uso dessa ferramenta nos últimos anos. Outro problema é a compatibilidade de programas. Quando escrito alguma macro em LibreOffice e o arquivo é salvo em xls, xlsx (onde o correto é xslm, porém o LibreOffice não cria nenhuma alerta para o usuário, onde ele pode ter passado horas programando, e ao salvar/fechar/abrir novamente, perdeu tudo), a macro se perde, e o usuário de office fica sem a execução da macro. A onda dos Dashboards do momento, só é possível devido a essas ferramentas de interatividade de tabelas e tudo mais do Excel. Infelizmente o Libre ainda está longe de alcançar isso, da mesma forma que o Excel levou anos para chegar também.

2 Likes