Preencher uma Dialog com dados de outra planilha a partir de um campo chave (tipo CPF)

Caros, Bom dia. Eu tenho uma planilha de cadastro de usuários. Eu consigo, através de um diálogo, insira os dados da aba Cadastro na aba Beneficiarios, novos cadastros sem maiores problemas. Mas eu preciso de duas outras funções:

  1. Digitando o CPF, verificar e se encontrar, trazer um cadastro já existente. E ao salvar, fazer isso na mesma linha que foi encontrado, sem fazer duplicação.

  2. Tanto em um novo cadastro, como em um existente, ao preencher o campo CEP, se houver internet, traga para o cadastro o Nome da Rua, Bairro, Cidade e UF.

Tudo isso em macro, sem fórmula. Foi com a ajuda de vcs, lendo seus posts, que montei a fase inicial. E não consigo terminar, por ser leigo mesmo. Segue arquivo de exemplo, para avaliação.

Grato desde já pelo suporte

Teste Plan Cad Benef.ods (87.9 KB)

@Grafeno poderia me ajudar nessa? Muito do que eu consegui até agora foi com total colaboração de posts de vcs, a que eu agradeço muito. Mas empaquei nesta questão narrada acima, já tô nisso a um bom tempo… Fico agradecido se puder me dar uma luz.

Me parece que o que você deseja, seria melhor alcançado utilizando o LibreOffice Base.
.
A maioria dos tutoriais de utilização do Base trabalham exatamente com cadastramento de pessoas, o que facilita um pouco o aprendizado se o objetivo é o mesmo.
.
Eu diria que seria mais fácil, ou até melhor, para atingir o que você deseja, sem necessariamente utilizar macros.
.
Tentei dar uma fuçada nas macros para auxiliar, porém, confesso que acabei desistindo de tanta coisa para olhar.
.
De qualquer maneira, se for de seu interesse a sugestão dada , você pode acessar essa playlist como auxílio.

1 Like

Agradeço desde já pelo comprometimento e pela orientação de todos. Muito obrigado

Vou deixar aqui um arquivo que cumpre mais ou menos a função que você quer, porém, sem muito refinamento também. Talvez auxilie na ideia para o que precisa.
.
AskDialogProcV.ods (24,8,KB)

2 Likes

Parabéns @FelipeAle, belo exemplo, posso colocar no Escritório Aberto, com seus créditos, como modelo, para novatos em busca de exemplos.

Obrigado @schiavinatto !
.
Porém, créditos a @LeandroRodrigues que foi quem criou propriamente. Eu só o auxiliei na interpretação dos objetos para poder desenvolver.

Ok, @FelipeAle , providenciarei.

Tenho a comentar sobre este exemplo que vc disponibilizou, que atende 90% do que eu inicialmente estava pensando. A combobox, por exemplo, poderia não ser lista suspensa, mas campo digitável, e a partir do que foi digitado (que poderia ser o CPF), fizesse o preenchimento dos demais campos caso o cadastro já existisse. Caso não, criasse um novo na linha seguinte à última linha ocupada na planilha. Buscar o CEP é o de menos, nisso já estou testando em outra planilha. Minha base de dados, onde pretendo aplicar este seu exemplo, tem quase 5 mil beneficiários. Tudo o mais, no seu exemplo, está de acordo com o que eu preciso. Logo, vou analisar a sua sugestão e tentar concatenar com o que eu já consegui fazer. De qlq forma, TUDO que fiz até agora foi utilizando os exemplos do que foi postado aqui. Muito obrigado

2 Likes

Este tópico mostra um exemplo de uma textfield que puxa dados para preencher uma listbox

Beleza. É um final de semana de estudos…rsrsrs

Muito Obrigado a todos!!!

1 Like