Como converter código VBA do Excel para o Calc?

Ola @pcmac, não sei como esta usando, mas segue uma sugestão sem Macro, usando Contador e uma data base.

Arquivo do teste ( ERRO )

Complemento

Segue arquivo teste alterado conforme seu arquivo.

As macros não são bonitas, mas estão funcionando.

Vide Observações na planilha.

Arquivo teste 2|attachment ( ERRO )

Complemento 2

Arquivo teste 3


ATENÇÂO:: Para dar mais detalhes a sua pergunta, use Descrição da imagem na pergunta ou Descrição da imagem abaixo. Não use Adicionar resposta para comentário. Grato.

Caso a resposta atendeu sua necessidade, por gentileza, click na bolinha Descrição da imagem a esquerda da resposta, para finalizar a pergunta.

Grato pela atenção.
Estudando sua solução consegui resolver aqui. O uso é parecido com o botão de rotação do Excel.
Muito agradecido.

Tem exemplos de calendários aqui: Escritório Aberto - The Document Foundation Wiki e tenho esse projeto incompleto com vários modelos.

Para enviar arquivo, edite sua pergunta e com o ícone clique anexa o arquivo e o ícone quadradinho é para imagens.

Estava vendo melhor sua solução e ainda não é o ideal. Porque no calendário eu tenho a opção de inserir a data na célula C2 e dessa maneira que enviou ali ficou uma fórmula, então se digitar a data perde a fórmula. Editei aqui, mas não identifiquei qual o ícone para enviar arquivo.
Editando de novo (rs). Bem interessante seu projeto. Parabéns.
Editando mais uma vez (eita). Percebi que pra enviar arquivo a mensagem a ser editada é a primeira. Enviei o arquivo convertido pro ODS. Não consegui enviar o arquivo original pra Excel, porque não é permitida a extensão xslm. A parte abaixo do calendário, onde aparece o nome dos feriados, ainda precisa ser corrigida a lógica. Por enquanto o problema são os botões.

Vide Complemento em minha Resposta acima…

Melhorou, mas ainda há erro. Repare que se retroceder alguns meses dá erro no calendário e na célula onde fica a data digitada.

Realmente, esqueci que é data.

Vide Complemento 2 em minha Resposta acima…

Melhorou, mas sempre que digito a data dá erro de inserção na data.

Delete a validação e refaça,

Deve ser algum espírito maldoso na planilha .

Arquivo com validação refeita : 305644.ods

Grato.
Não percebi diferença entre essas duas últimas que enviou. Também não entendi “refazer a validação”.
Ainda persiste o erro na inserção de data.
Esse espírito maldoso persiste.

A diferença foram alterações nas Macros.

Altere a Validação para “Todos os valores” e deixe a Ajuda.

Descrição da imagem

Está melhorando (rs).
Mas se eu colocar na célula C2 a função =hoje() dá erro no calendário.

Coloque =hoje() em qualquer célula, recorte e cole em C2.

Ou C2 esta formatado Texto, formate data.

MAS, quando usar as setas o =hoje(), é alterado para data.

Grato. Acho que agora ficou perfeito.
Uma solução legal também é o uso do contador. Tentei adaptar a dica do amigo WBastos para recuar mês, avançar e recuar ano, mas não consegui.
Mas já estou satisfeito com o resultado.

Encontrei um pequeno problema. A data só mostra dois dígitos para o ano e configurando para os anos 2000.
Se eu digitar um ano qualquer dos anos 1900 fica correto, mas quando modifico o mês ou o ano a data muda para os anos 2000.

Formate B7, Data, formato DD/MM/AAAA

Perfeito.
Mais uma coisinha pra te deixar em paz.
Estou querendo mudar a fómula ali embaixo do calendário, onde aparecem os feriados do mês. Estou copiando da planilha que tenho no Excel, mas quando colo no Calc simplesmente não exibe o conteúdo das células. O que tenho que fazer pras fórmulas funcionarem? Estranho que isso ocorre quando copio as novas fórmulas, mas funciona com as fórmulas que já estavam lá.

Formulas alteradas ( as de fundo verde ) e automatizadas.

305644.ods

Muito bom.
A utilidade da fórmula na célula B7 é permitir digitar a data na C2?

Depois de tanto tempo reparei aqui um detalhe. No mês de janeiro não está exibindo o segundo feriado (dia 20) embaixo do calendário. Estou quebrando a cabeça pra entender por quê.Interessante que pra abril e novembro exibe todos os feriados.

Ola @pcmac, desculpe a demora, só recebi informação deste comentário hoje ( 15/05)

Nas formulas em E11 e F11 corrija

de: MENOR(L4:L17

para: MENOR($L$4:$L$17

faltou fixar a área.

E copie para baixo.