Copiar dados do Calc e colar no Writer por meio de um botão de ação

Boa tarde.

Preciso de uma macro que seleciona os dados válidos da coluna A, aba ofício (diferente de vazio ou com erros) no Calc e cole em um ofício no Writer automaticamente por meio de um botão inserido no calc (ofício1, ofício 2,… etc.).

Outra dúvida, como habilitar apenas uma caixa de seleção dentro de um conjunto de caixas de seleção, isto é, preciso de uma delas sempre ativa, porém ao marcar uma, é necessário que desmarque a outra?

Seguem os arquivos:

PLANO DE PAGAMENTO 4 - Copia - Copia.odt

PLANO DE PAGAMENTO 4 - Copia - Copia.ods

Desde já agradeço.

Ola @mgs, a intensão final é a impressão do documento em Writer, ou geração de Pdf ?

Se SIM, é mais fácil fazer todo o processo no Calc.

Mostre uma imagem considerando o documento final em Writer.

Olá @schiavinatto. A intenção é gerar um PDF. Se for possível gerar dentro do Calc, nem é necessário o documento no Writer, só que daí eu preciso de alguns campos editáveis, como número do ofício por exemplo.

Mostre uma imagem considerando o documento final.

E qual seria o limite máximo de linhas por documento gerado ?

Faz para 200 linhas. Dificilmente será utilizado todas, mas há casos que sim. Posso alterar essa quantidade se for o caso?

Mostre uma imagem considerando o documento final, como exemplo…

Caso queira contato direto, veja aqui: https://wiki.documentfoundation.org/User:Schiavinatto

Ok @schiavinatto. Obrigado

@schiavinatto, pode usar esse modelo do Writer em anexo, acrescentando campo após a palavra ofício para digitar o número e colocar a coluna com os dados antes do “atenciosamente”. Desde já agradeço sua atenção.

@mgs, segue uma sugestão:

  1. Campo para a numeração do Ofício;
  2. Campo para complemento do texto;
  3. Validação, escolha OFÍCIO 1 ou OFÍCIO 2;
  4. Impressão ( Formata altura das linhas e oculta as não usadas “-” ).

Arquivo do teste


ATENÇÂO:: Para dar mais detalhes a sua pergunta, use Descrição da imagem na pergunta ou Descrição da imagem abaixo. Não use Adicionar resposta para comentário. Grato.

Caso a resposta atendeu sua necessidade, por gentileza, click na bolinha Descrição da imagem a esquerda da resposta, para finalizar a pergunta.

Achei ótimo @schiavinatto, só que dá erro depois da impressão do primeiro ofício, isto é, imprimo o ofício 2 e sai perfeito, ao selecionar o ofício 1 dá erro, não está imprimindo os dois ofícios na sequência. Outra coisa, ao clicar na impressora, às vezes ele fica selecionada para posicionar em outro lugar. É possível travá-la? Também gostaria de formatar automaticamente apenas a altura das linhas que têm aquela numeração 1,2,3,4… no corpo do ofício. Essas macros funcionam para LibreOffice 5? Se puder corrigir esses detalhes lhe agradeço. Obrigado.

Ola @mgs, qual erro que esta dando ?

No final da impressão o cursor vai para A2, sim é possível mudar.

Altura das linhas é possível.

Devem funcionar no 5.

Olá amigo.
Uma alternativa seria usar macros associadas ao MENU (Ferramentas/Personalizar) e criar um submenu de comando no CALC copiar o conteúdo do determinado intervalo para a área de transferência, e usar CTRL+SHIFT+V no WRITE para colar o conteúdo lá (sem formatação).
Criar a macro

  1. Na sua planilha no CALC use os comandos DADOS/DEFINIR INTERVALO para dar um nome para o intervalo de células onde os dados a serem inseridos no seu ofício ficarão. No teu exemplo, as Células A13:A14. Digamos que nomeie esse intervalo como “PROCESSOS” (ou qualquer outro nome que você queira dar).
  2. Vá em FERRAMENTAS/OPÇÕES/AVANÇADO e marque a caixa Ativar Gravação de Macros.
  3. Depois vá em FERRAMENTAS/MACROS/GRAVAR. Vai aparecer um pequeno menu (suspenso) dizendo “Encerrar Gravação” na tela. Não clique nele ainda.
  4. Vá em DADOS/SELECIONAR INTERVALO e ache na lista (se houver outros nomeados) o seu “PROCESSOS”. Depois, sem clicar em mais nada, vá em EDITAR/COPIAR.
  5. Agora clique naquele menu suspenso. Vai pedir um nome para a sua macro. Escolha um, tipo “Copia_Dados”.
    Nesse ponto você já tem a MACRO. Agora você pode associá-la a um menu.
    Associar ao Menu
    Ao associar a macro a um comando de MENU, você poderá fazer a cópia simplesmente pressionando o comando, e o conteúdo será colocado na área de transferência pra você poder usá-lo em qualquer aplicativo do Windows. Faça assim:
  6. Ainda no CALC, vá em FERRAMENTAS/PERSONALIZAR
  7. Na Aba MENUS, vá no Box DESTINO, clique na ENGRENAGEM, e depois em NOVO
  8. Dê um nome para a sua Opção de Menu, tipo “MIGRAR” ou outra de sua preferência
  9. No box CATEGORIAS (ainda na tela principal), selecione MACROS.
  10. Em Minhas Macros, localize e selecione a sua “Copia_Dados” e clique na SETA para a Direita, para enviá-la para o menu
  11. Coloque um nome amigável, e pronto.
    Agora, quando seus dados estiverem prontos, selecione o seu novo comando, use ALT-TAB para ir para o seu aplicativo de destino e, lá, faça um COLAR TEXTO SEM FORMATAÇÃO (CTRL+SHIFT+ALT+V).
    É no seu arquivo de destino que você poderá deixar um modelo pronto já com o texto fixo e com as formatações adequadas.