Encontrar morada por validação

Olá todos
Cá estou eu com novo pedido de ajuda. Este é um pouco mais complicado, porque não sei se é possível.
Anexo planilha com duas folhas ( ou abas com vocês chamam ). Na primeira estão campos para preencher. Na segunda moradas. O que pretendo é o seguinte: ao digitar a morada na folha 1 em D3, o sistema automaticamente deve-me indicar os possíveis nomes baseados nas moradas da folha 2 coluna B. Por exemplo começo a escrever “L” e ele indica numa listagem Largo Mompilher e Largo Moínho de Vento ( que eu poderia logo selecionar ) porque são as moradas começadas por “L”. Se continuar a escrever e chegar por exemplo a “Largo Moi” ele automaticamente só me indica a hipótese Largo Moinho de Vento. No fundo é como se fosse uma validação de dados mas sem a seta para escolher. Isto é necessário porque são 4800 linhas de moradas e andar com a roda do rato por aí abaixo…seria mais rápido assim. Eu pesquisei e a solução mais aproximada que encontrei foi no excel, do qual anexo o vídeo abaixo, mas que também não é muito prática.
Ao mesmo tempo depois de escolher a morada, tenho o problema do número da porta em H3 da folha 1, o qual deve ser indicado e consoante seja Par, Impar, ou nem uma coisa nem outra, irá preencher os campos J3 e L3 da folha 1. Mas para isso possivelmente vou usar uma função CORRESP, PROCV. ou outra. Depois analiso. Se me ajudarem só na questão da seleção do nome, já me dou por satisfeito.
Obrigado

[https://www.youtube.com/watch?v=itWq0omGptk)
TABELA DE MORADAS.ods (12.1 KB)

Sugestão, vide observações no arquivo…

TABELA DE MORADAS_GS.ods (22.2 KB)

1 Like

Em D2 digite a chave de busca ( por exemplo: monte )
Enter
Seta para cima ( voltar para a celula digitada )

tecle ALT+seta pata baixo ( lista todas opções com a palavra “monte” )

Não é preciso o Enter e Seta para cima.

1 Like

Olá, @LeroyG , muito boa sua dica, não a conhecia, obrigado… :+1:

1 Like

Obrigado pela sugestão funciona perfeitamente. Andei foi um pouco perdido, porque as instruções dizem D2, mas é D3, mas nada que não se resolva.
Obrigado
@LeroyG obrigado também pela sugestão funciona perfeitamente.

2 Likes

Peço desculpa, mas agradecia a vossa ajuda, porque tive que alterar a planilha, porquanto preciso de digitar manualmente o número da porta, em vez de escolher, por uma questão de precisão. Alterei as fórmulas, mas não consigo perceber o que está errado, porque por vezes com alguns números não me indica o código postal ( por exemplo Rua Miguel Bombarda 12 funciona, mas se alterar para 535 já não funciona ). Podem-me confirmar o que está errado nas fórmulas em J3 e L3 da folha 1? As colunas G e H da folha 2, são um desdobramento do número das portas que estão na coluna C para criar um “intervalo”, e assim confirmar na coluna i se o número que está em H3 da folha 1 existe, porque além de confirmar se está no intervalo, também tenho que confirmar se é par, impar ou se não existe, porque os códigos postais variam. i1 da folha 2 é um desdobramento de h3 da folha 1 por uma questão de comodidade, mas se acharem por bem pode ser eliminado. Anexo exemplo.
Obrigado.
procura morada v2.ods (28.1 KB)

procura morada v2_GS.ods (26.3 KB)

Vide instruções na planilha…

Obrigado. Funciona perfeitamente. Peço desculpa pelo atraso da resposta.