Formatação condicional não aplica a todo o intervalo

Olá! Estou migrando de serviços como Google e Zoho Sheets para o LibreOffice, e estou lidando com alguns problemas na formatação condicional de uma planilha.

Problema 1:

Requisitos: na página “Data”, é necessário inserir um mês e ano para preencher automaticamente os dias de Sábado e Domingo da página “Ficha”.

Configuração da planilha: uma formatação condicional na página “Ficha” está aplicada sobre o intervalo A14:O44. Quando o intervalo $L$14:$L$44 resultar em algumas palavras (Sábado, Domingo, Feriado, etc.) listadas na condição, as células do intervalo formatado (A14:O44) deveriam ficar em fundo cinza.

Descrição do problema: a formatação condicional está se aplicando somente ao intervalo de A14:K44, sem ser aplicado ao intervalo L14:O44; a célula que gera o valor da formatação condicional não é alterada para o formato configurado.
Obs.: As células do intervalo L14:O44 estão mescladas horizontalmente.

Problema 2

Requisito: na página “Data”, o mês selecionado deve ter menos que 31 dias (ex.: fevereiro, abril)

Configuração da planilha: na página “Ficha”, as células do intervalo A42:O44 devem ficar com fundo cinza caso a data seja inválida (ex.: 30 de fevereiro). A configuração atual consegue deixar a planilha como desejado, exceto pelas células da coluna A afetadas pela condição.

Descrição do problema: a formatação condicional fica aplicada às células de A42:A44, mesmo quando os requisitos condicionais não estão atendidos. As outras células cobertas pela formatação condicional funcionam corretamente.

Alguém saberia explicar por que está ocorrendo esse deslocamento da formatação?

Duvidas.ods (18.7 KB)

Ola @arthurfsv , segue uma sugestão, mexi nas formulas ( colunas A e L ) e formatação…

Duvidas_GS.ods (19.2 KB)

schiavinatto, obrigado pela sugestão, mas muitas das fórmulas aplicadas (principalmente na coluna Observações) já trazem resultados automáticos, ou podem ser substituídos pela coluna Q/R.

Vou explicar de outra forma. O que está me deixando confuso é o seguinte: veja a condição aplicada ao intervalo A14:O44, de modo a alterar a formatação:

IF(OR($L$14:$L$44="Feriado";$L$14:$L$44="Recesso";$L$14:$L$44="Férias";$L$14:$L$44="Feriado municipal";$L$14:$L$44="Ponto facultativo";$L$14:$L$44="Ponto facultativo municipal";$L$14:$L$44="Sábado";$L$14:$L$44="Domingo");1)

A condição acima está aplicada inclusive sobre o intervalo L14:O44 (linhas mescladas). Apesar disso, a formatação condicional não está se aplicando a essas células.

Com relação ao problema 2, temos o seguinte

ISNUMBER(DATEVALUE(TEXT(CONCATENATE($A$42:$A$44;"/";MONTH($I$4);"/";YEAR($I$4));"dd/mm/yyyy")))=FALSE()

Eu sei que a formatação condicional funciona certinho quando a concatenação dos valores retorna uma data inválida. Como uma data nada mais é do que um número comum formatado, então uma data inválida não retorna número nenhum. Portanto, a fórmula ISNUMBER retorna FALSE quando a data é inválida. É só selecionar um mês (como fevereiro) e esse resultado será observado.

No entanto, as células A42:A44 ativam a formatação condicional mesmo que o critério não seja atendido, enquanto B42:O44 somente ativam a formatação se o critério for satisfeito.

`IF(OR($L$14:$L$44="Feriado";$L$14:$L$44="Recesso";$L$14:$L$44="Férias";$L$14:$L$44="Feriado
 municipal";$L$14:$L$44="Ponto facultativo";$L$14:$L$44="Ponto 
facultativo municipal";$L$14:$L$44="Sábado";$L$14:$L$44="Domingo");1)`

SE de todas opções acima, sobrou só o “vazio”, se SIM, altere a formula para:
IF($L$14:$L$44<>"";1)

Duvidas_GS2.ods (18.5 KB)

Alterado formula na coluna A ( para deixar em branco, dias não existentes no mês) e a validação acima.