Função FILTRO, tem como?

Bom dia!

Estava fazendo algumas pesquisas e vi uma publicação de uma função do Excel chamada =FILTRO. No LibreOffice Calc teria como fazer algo parecido?

https://support.microsoft.com/pt-br/office/função-filtro-f4f7cb66-82eb-4767-8f7c-4877ad80c759

Ops, não consegui abrir o link !!!

Sério? Aqui está normal.

No Mozila deu “Falha na conexão segura”

mas no Brave abriu … Ok. !!!

Existe sim algo semelhante, vou tentar localizar em minhas anotações …

Valeu Gilberto.

Desconfio que esta função é uma forma compacta de uma tabela dinâmica.

Analise a formula de G5, acho que é algo semelhante que procura…

186665 Itens da Validação por função 241700.ods (20.1 KB)

Complemento

Arquivo com sugestão de solução …
Desenvolvimento 2022.ods (36.5 KB)

Complemento 2

Veja também esta questão [ Divulgação ] Lista pesquisavel em Validação

Bom dia Schiavinatto!

A fórmula realmente reproduz o que a função FILTRO() faz no Excel. Mas se baseando na postagem do amigo acima. Teria como fazer isso com tabela dinâmica para exibir as informações conforme resultado de uma outra célula?

Hummmm, fiquei confuso, não entendi, de um exemplo …

Vamos lá. Estou enviando um arquivo onde você ajudou a criar a validação para exibir dados com opção da data de Hoje ou Definir data. Suponhamos que ao selecionar a data na caixa suspensa, abaixo dos dados exibidos eu queira mostrar todos os pedidos da data especificada. Exemplo: eu escolho a opção Hoje (em Dashboard), aí seria exibido alguns dados de todos os pedidos (que estão em Dados_Pedidos) que atendam a data de entrega (Coluna C). Tem como fazer com tabela dinâmica? Na planilha tem um exemplo do que eu pensei. Conforme muda a data, o conteúdo muda automaticamente com base na data escolhida. Tetntei aplicar o exemplo acima que você mandou, mas não consegui. Nota: senha das planilhas é ecom

Desenvolvimento 2022.ods (40.6 KB)

Veja se Tabela Dinâmica, resolve… conforme dica de @ohallot

Desenvolvimento 2022.ods (36.4 KB)

Interessante, mas pode ficar confuso para o operador, pois se não se atentar, acaba selecionando mais de uma data na caixa suspensa. Teria como adaptar a sua primeira sugestão de validção? A que você mandou um arquivo indicando a fórmula em G5

Vide Complemento em minha resposta acima…

Incluído coluna de trabalho nas planilhas Dashboard e Dados_Pedidos a coluna A.

1 Like

É isso mesmo. Era esse resultado que eu queria. Poderia dar uma breve explicação de como fez e as fórmulas para meu entendimento, visando que eu irei estruturar ainda essa página.

Na planilha Dados_Pedidos na coluna A. a formula compara a data escolhida com a coluna C, se igual grava o numero da linha, e não branco.

A formula esta estranha devido a digitação da data estar sendo gravada com texto, então quando escolhido, é convertida para Data.
=SE(SE(Selecao="Hoje";DataSel;DATA(DIREITA(DataSel;4);ESQUERDA(DIREITA(DataSel;7);2);ESQUERDA(DataSel;2)))=C2;LINHA();"" )

Na planilha Dashboard, na coluna A listo o menor da coluna mencionada acima com base na linha, que ao replicar para baixo, vai aumentando.
=SEERRO(MENOR($Dados_Pedidos.A:A;LINHA()-10);"")

E as demais colunas da tabela são preenchidas com PROCV com base no numero da linha.

1 Like

Perfeito meu amigo. Muito agradecido mesmo. Irei estruturar essa página e atualizar as fórmulas para as células corretas.

@schiavinatto me responde uma coisa. Se você perceber no arquivo Desenvolvimento que venho disponibilizando aqui, todos os registro de datas são feitos no formato DD/MM/AAAA. Como eu poderia fazer uma contagem de registros se baseando nas datas de entrega? Se eu usar CONT.SE() e pesquisar pelo nome do mês, não vai encontrar nada. Como contornar isso?

Já tive este problema e resolvi da seguinte maneira:

Por exemplo quero Contar o mês 12, eu uso o CONT.SES

=CONT.SES(C2:C58;">="&"1/12/2021";C2:C58;"<="&"31/12/2021")

Onde:

  • C2:C58 a coluna das datas a serem contadas

As datas também podem ser referenciadas em células,
D4 contem 01/12/2021 e D5 contem 31/12/2021

=CONT.SES(C2:C58;">="&D4;C2:C58;"<="&D5)

Espero ter ajudado.