Localizar palavra em frase

Olá
Agradecia mais uma vez a vossa ajuda.
Nesta frase: g10=Rua dos Abraços Impares de 27 a 165
Pretendia uma fórmula que procurasse numa frase a existência das palavras “Impares” e “Pares”. Se encontrasse a palavra Impares deveria digitar “I”, se encontrasse a palavra “Pares”, digitaria “P”. Se não existissem não digitava nada. Podem-me dar uma sugestão?
Obrigado

=SEERRO(SE(LOCALIZAR(" Impares";G10;1)>1;"I";"-");"")&SEERRO(SE(LOCALIZAR(" Pares";G10;1)>1;"P";"-");"")

1 Like

Eu tive que alterar a posição da frase para d10 e portanto corrigi a fórmula: =seerro(SE(LOCALIZAR(" Impares";D10;1)>1;“I”;"-");"")&seerro(SE(LOCALIZAR(" Pares";D10;1)>1;“P”;"-");"")
mas obtenho o erro: #NOME? Aliás nunca consegui utilizar as funções ÉERRO e SEERRO neste software Libreoffice 7.6.2.1 ( português de Portugal ) pois dá-me sempre erros, o que me tem originado uma luta constante para contornar o problema. Não percebo o que se passa. E este é outro exemplo. O texto em D10 é escrito. Não tem nenhuma função por trás.

Faz o seguinte, se em G10 esta funcionando, recorte G10 e cole em D10…

Não funciona em nenhuma. Penso que tenha a ver com alguma configuração do office, mas não sei qual

É possível postar um arquivo exemplo do seu arquivo.

Esta usando em LibreOffice, arquivo ods?

exemplo.ods (30.8 KB)

Claro que sim. Segue amostra de parte da folha onde tenho o problema. Na última linha introduzi uma fórmula para encontrar a palavra “de”. Esta solução era para encontrar a posição desta palavra. Sabendo a posição da mesma, depois tentava obter os carateres à esquerda desta posição e assim conseguia saber se era PARES ou IMPARES. Mas o problema é que existem frases onde existem dois “de” e eu não consigo sacar a posição do segundo “de”. O que se pretende no final, é extrair para a coluna D, linha a linha, a indicação se os números ( caso existam ) são pares ou ímpares, e extrair através de outra fórmula, para a coluna E, os números das portas. Assim tendo estas informações, sempre que pesquisasse uma morada e indicasse o número, o sistema retornava o código postal, que sãos os dados da coluna A e B e que variam conforme são pares, ou ímpares e dentre destes conforme a numeração. Esta é uma tabela de moradas e possui cerca de 6000 linhas. Daí esta necessidade de filtrar ao máximo para depois ajudar a pesquisa, Por último, os meus arquivos são todos gravados em ODF. Mas depois quando abro são ODS. É normal ser assim?
Obrigado

Segue uma sugestão

Exemplo_GS.ods (31.5 KB)

Planilhas salvar em ods.

2 Likes

Como variante, posto que cada célula com número acaba em par ou impar, D2 pode usar a seguinte fórmula:
=IFERROR(IFS(ISEVEN(RIGHT(C2)+1);"I";ISEVEN(RIGHT(C2)+0);"P");"")
Exemplo_GS_LeroyG.ods (31.8 KB)
Par + 1 é impar, por isso: ISEVEN(RIGHT(C2)+1)
O +0 em RIGHT(C2)+0 e preciso para que RIGHT(C2) seya un número.

Sim era uma solução, mas o meu problema é não consigo fazer duncionar o SEERRO ou oÉERRO. Entretanto experimentei a solução pproposta pelo schiavianatto e funciona perfeitamente. Obrigado pela ajuda

Está perfeito. Obrigado

Que versão de LibreOffice está usando?

Versão 7.6.2.1 PT-PT.