Macro para limpar conteudo automaticamente mas sob condição

Olá
Agradecia a vossa ajuda para construir uma macro. Já tentei encontrar uma solução, mas só consigo ler sobre Excel, e nada sobre LibreOffice Calc.
Eu pretendia uma macro que limpe o conteúdo numa célula automaticamente e a bloqueie, sempre que o resultado de outra for igual a um valor.
Exemplo: - se A1=SIM, a célula A2 fica disponível para que eu possa introduzir valores na A2;
- se A1=NÃO, os valores da A2 devem ser apagados automaticamente e passar a zero, mas sem apagar a formatação. Além disso a célula A2 deve bloquear para impedir de escrever valores nela.

Este problema surge porque quando altero na A1 para NÃO, se não tiver o cuidado de apagar na A2, antes da alteração para NÃO, os valores que lá estavam, ele vai contar esses valores baralhando as contas, pois existem outras células que somam os valores que existem na A2. Daí a necessidade de limpar os antigos valores na A2, antes de introduzir os novos valores.
Obrigado pela ajuda desde já.

Ola @NFonseca, esclarecer se A2 esta referenciada em formulas, então quando A1=NÃO e A2=0, as formulas serão alteradas, CERTO?

Creio não ser obrigatório ter macro, as formulas pode levar em consideração a informação de A1, Se SIM, faça esta conta, se NÃO faça esta.

Poste um arquivo exemplo, e assinale nele o resultado desejado, fica mais fácil palpitar…

Ok eu vou anexar um exemplo simples para teres uma ideia. O que se pretende é que D6 sempre que se escolha a opção NÃO, limpe os valores, mantendo as formatações, e bloqueie a célula, para assim não alterar o valor total da soma. Porque agora sempre que eu, por exemplo, escolho SIM e meto valores, e de seguida se ao escolher NÃO, me esqueço de limpar os valores do anterior SIM, ele vai somá-los ao total e eu não queria isso. Se existir uma forma sem ser com Macro seria excelente. Não existe nenhuma macro na folha.
Já agora, uma outra informação: como é que se carrega aqui no fórum um arquivo?

Obrigado

Quando esta escrevendo, uso o ícone com uma barra e seta para cima, para upload.

2023-09-09 12-44-48

Obrigado
Segue a planilha
Exemplo teste.ods (19.6 KB)

1 Like

Sugestão sem macro…

só Formatação condicional e Estilo.

Exemplo teste_GS.ods (21.5 KB)

2 Likes

Caro amigo, solução top de grande nível. Meus parabéns és mesmo um mestre. Nunca me passou pela cabeça uma solução destas! Serve perfeitamente e resolve o problema. Já estava a ficar desesperado e a pensar usar o excel lol
Muito obrigado

1 Like

Hi, if you want to prevent writing in cell A2, you have to use sheet protection, so you should uncheck protected cell in all cells except cell A2 and protect the sheet when the value on A1 is NO
I attach an example with macro.
Protect_cell.ods (9.2 KB)

Thank you for your help
But wait a bit and I’ll attach a simple example to give you an idea. What is intended to do is that whenever the NO option is chosen in D5, it clears D6 values, maintaining the formatting, and locks the cell, so that this value does not change the sum. Because currently if I choose YES and enter any values, when I choose NO, if I forget to clear the values from the previous YES, it will add them to the total and I didn’t want that. If there is a way other than Macro it would be excellent.
By the way, my English is not the best but I think it’s understandable.
I’m trying to understand how I can attach an example here. Wait a minute.
Thanks

I already sent an example