Problema Tradução Atalho Libreoffice Writer 7.3.0

Olá a todos.

Sou um usuário iniciante e por isso eu não sei se de fato encontrei um pequeno bug no Writer do Libreoffice 7.3.0 ou se é algum problema que eu não sei contornar.

Acredito que exista um problema de tradução nos atalhos de teclado para a barra do menu principal.

Quando você aperta CTRL+ALT+ alguma tecla que remonte algumum item da Barra de Menu principal (A para Arquivo; E para Editar; X para Exibir; F para Formatar, etc)

No item “Tabela” da barra de Menu existe uma duplicação de comando. No caso a letra A. Que já está sendo utilizada pelo comando CTRL+ALT+A para acionar pelo teclado o item Arquivo do menu principal.

Acredito que esse problema tenha sido causado por um erro de tradução. Já que no Libreoficce em Inglês, o item do menu principal “Arquivo” é “File” e por isso o atalho é F.

E no caso do atalho para “Tabela”, Table em inglês o Libreoffice utiliza o atalho na letra A (CTRL+ALT+A) para não dar conflito justamente com o comando CTRL+ALT+T que aciona o Terminal do Linux.

A minha sugestão é para que os desenvolvedores escolham uma outra letra dentro da lógica em português dos atalhos de teclado para os itens da barra de menu principal.

A minha sugestão é que seja a letra b. Mas nesse caso teria que ver se tem conflito com outros atalhos.

Descobri (ou pelo menos eu acho que sim) esse pequeno erro de tradução ao tentar colocar um atalho de teclado para as notas de rodapé, o comando CTRL+ALT+F, e percebi que embora o próprio Libreoffice me desse a chance de personalizar esse comando. Existia um atalho em nível superior que se sobrepunha a ele.

Caso não seja isso. Fico aberto para sugestões de como colocar o comando CTRL+ALT+F como atalho de teclado para inserir notas de rodapé.

Obrigado
Felipe Silva

Eu tenho uma solução e vai demandar sua participação no projeto !

Quando não há uma indicação explicita, o software “inventa” um atalho e eu não sei a regra de formação.

No processo de tradução, é muito difícil escolher o atalho certo. Tem de ser um das letras das palavras, mas não deve repetir letras de outras entradas de menu.

Rode a macro que está no arquivo anexado que você terá a lista de todos os atalhos implementados.

Pode haver repetição e coisas a melhorar. Se mandar de volta o arquivo com sugestões sinalizadas em vermelho, podemos avaliar e modificar a tradução para atender.

Que tal?
AcceleratorKeyChecker.odt (23,0,KB)

3 Likes

Muito obrigado pelo arquivo com a Macro. Muito interessante e muito útil.
Eu já contornei esse pequeno problema, mas de todo modo eu deixo o meu comentário como sugestão para os desenvolvedores do software. Talvez valha a pena uma olhada mais detida sobre esse ponto.
A cada versão o Libreoffice fica melhor.
Forte abraço e obrigado pela resposta.

Olá Ohallot

Um outro problema que eu identifiquei nesta versão do LibreOffice Writer em Português é que a acentuação e a pontuação não funciona na caixa de comentários (Ctrl+alt+C).

Para fazer o texto de forma correta, primeiro você precisa escrever ele fora da caixa de comentários e depois colar o texto correto nos comentários.

Na minha mensagem anterior eu enviei o arquivo com a minha sugestão de atalho.

Fico a disposição para maiores dúvidas.

Obrigado.
Att
Felipe Silva

1 Like

Primeira observação
Eu mudei a letra de A para B.
A repetição das letras A para arquivo e Tabela gera conflitos.

First Observation
The repetition of the letter A for File and Table generates conflicts.
I changed the letter from A to B.

Segunda observação
A acentuação e pontuação em Português não funciona nos comentários.

Second observation
The accentuation and punctuation in Portuguese does not work in the comments.

AcceleratorKeyChecker_(Felipe Suggestion).odt (77.8 KB)

2 Likes

Aê, viu? É fácil ajudar o projeto.

Valeu mesmo.

Vou fazer as mudanças sugeridas. Sou o coordenador da tradução para português do Brasil e isso é da minha alçada.

Muito obrigado mesmo.

Sobre o problema de acentos nos comentários, não consegui repetir. Abra uma pergunta nova pra não misturar as coisas.

Abraços.
(pode ser que a correção ja esteja na versão 7.3.2 ou .3)

2 Likes

Olá Ohallot

Muito satisfeito em saber que talvez eu possa ter dado uma contribuição ainda que modesta para o projeto do LibreOffice.

Fico no aguardo pelas novas versões do Writer

1 Like