Problema Tradução Atalho Libreoffice Writer 7.3.0

Olá a todos.

Sou um usuário iniciante e por isso eu não sei se de fato encontrei um pequeno bug no Writer do Libreoffice 7.3.0 ou se é algum problema que eu não sei contornar.

Acredito que exista um problema de tradução nos atalhos de teclado para a barra do menu principal.

Quando você aperta CTRL+ALT+ alguma tecla que remonte algumum item da Barra de Menu principal (A para Arquivo; E para Editar; X para Exibir; F para Formatar, etc)

No item “Tabela” da barra de Menu existe uma duplicação de comando. No caso a letra A. Que já está sendo utilizada pelo comando CTRL+ALT+A para acionar pelo teclado o item Arquivo do menu principal.

Acredito que esse problema tenha sido causado por um erro de tradução. Já que no Libreoficce em Inglês, o item do menu principal “Arquivo” é “File” e por isso o atalho é F.

E no caso do atalho para “Tabela”, Table em inglês o Libreoffice utiliza o atalho na letra A (CTRL+ALT+A) para não dar conflito justamente com o comando CTRL+ALT+T que aciona o Terminal do Linux.

A minha sugestão é para que os desenvolvedores escolham uma outra letra dentro da lógica em português dos atalhos de teclado para os itens da barra de menu principal.

A minha sugestão é que seja a letra b. Mas nesse caso teria que ver se tem conflito com outros atalhos.

Descobri (ou pelo menos eu acho que sim) esse pequeno erro de tradução ao tentar colocar um atalho de teclado para as notas de rodapé, o comando CTRL+ALT+F, e percebi que embora o próprio Libreoffice me desse a chance de personalizar esse comando. Existia um atalho em nível superior que se sobrepunha a ele.

Caso não seja isso. Fico aberto para sugestões de como colocar o comando CTRL+ALT+F como atalho de teclado para inserir notas de rodapé.

Obrigado
Felipe Silva

Eu tenho uma solução e vai demandar sua participação no projeto !

Quando não há uma indicação explicita, o software “inventa” um atalho e eu não sei a regra de formação.